Óculos de Segurança com Grau: O que Saber Antes de Comprar?

Veja o que saber antes de comprar óculos de segurança com grau…

O EPI – Equipamento de Proteção Individual – utilizado em muitas atividades industriais e por trabalhadores em diversas atividades, é extremamente necessário para a proteção dos trabalhadores. Um desses equipamentos é o óculos de segurança com grau, que tem o objetivo de proteger os olhos e a vista de trabalhadores que se expõem a atividades de risco nessa região da face.

Em vista deste importante item de proteção individual ser indispensável para a saúde de trabalhadores em diversas áreas, este artigo irá abordar os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar um óculos de segurança com grau.

 

Óculos de segurança com grau: O que saber antes de comprar?

Óculos de segurança com grau: O que saber antes de comprar?

Geralmente, esse tipo de EPI é solicitado a um trabalhador e o responsável por esse setor é o técnico de segurança do trabalho, que irá avaliar o setor, os riscos e fazer a exigência. Tanto a exigência de um técnico quanto para um profissional autônomo, é importante saber que:

O óculos de segurança com grau devem ter um receituário médico para serem adquiridos após o trabalhador ter passado por uma consulta com um especialista. O médico oftalmologista irá avaliar qual é a sua necessidade em relação ao grau de correção para o óculos atender as necessidades do indivíduo.

O utilizador do óculos também deverá estar atento a validade da receita, que devido as considerações dos médicos especialistas no assunto, deverá ter no máximo seis meses caso o trabalhador não tenha notado nenhuma alteração em sua vista dentro deste período. Neste caso, o recomendado é que a receita para a fabricação do óculos de segurança com grau seja o mais atualizada possível, levando em conta a importância de um grau bem ajustado.

   
 

Certificação

O utilizador do óculos deve se atentar ao certificado de aprovação (CA), que abrange os óculos de segurança com grau desde as lentes até a armação.

Saber qual o tipo de proteção específica o óculos de segurança com grau irá atender é fundamental quanto um grau bem ajustado. Ou seja, eles podem ser específicos ao tipo de risco que o trabalhador irá se expor. Dentre os tipos de riscos existem: impactos de partículas, radiação ultravioleta, alta luminosidade, radiação infravermelha, dentre outros tipos de riscos. Pesquise a Norma Técnica ANSI.Z.87.1/2003 e se informe melhor sobre as especificações corretas deste EPI para cada necessidade.

Requisitos

Diante da Portaria nº. 121, de 30 de setembro de 2009 da Secretaria de Inspeção do Trabalhador/Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, ficou determinado que os EPIs com o objetivo de proteger os olhos, as vias respiratórias e toda a face devem obstruir o mínimo possível o campo de visão do usuário deste equipamento de proteção, com dispositivos capaz de evitar o embaçamento deste equipamento.

Busque estar atento a qualidade do óculos buscando o que determina a Portaria nº 121, que obriga os fabricantes de óculos de segurança com ou sem grau a buscarem os padrões de proteção da mais alta qualidade possível.

Por fim, saiba qual o tratamento voltado para as lentes deve ser empregado para cada óculos de segurança com grau específico ao tipo de atividade. Eles podem ser:

  • antiembaçante, mantendo as lentes sempre desembaçadas;
  • antiestática, que não deixa o acúmulo de pó nas lentes;
  • antirrisco, possibilitando uma vida útil maior e mais visibilidade dos óculos a médio e longo prazo;
  • antirreflexo, proporcionando uma maior nitidez;
  • e hidrofóbico, que possui a capacidade de repelir a água.