O Que Saber Antes de ir ao Consultório do Dentista?

Todos compreendem a importância de ir ao dentista periodicamente, mas poucos sabem o que fazer antes da consulta. Seja por medo ou por desconhecimento, a ida ao consultório comumente gera ansiedade. Uma pesquisa demonstrou que três em cada dez adultos têm medo de sentar-se na cadeira do dentista.

Isso pode causar grandes problemas para a saúde bucal. Tanto é que os profissionais até aprendem na faculdade como lidar com essa situação. A vantagem para o paciente é que hoje existem muitos métodos para contornar isso, à disposição de qualquer dentista.

Mesmo se esse não for seu caso, você ainda precisa saber fatos importantes sobre sua consulta. Não basta ser corajoso, é preciso respeitar certo regimento. Continue lendo e descubra o que você precisa saber antes de ir a um consultório.

O que saber antes de ir ao Consultório do Dentista?

O Que Saber Antes de ir ao Consultório do Dentista?

A importância da agenda

Certamente você não gosta quando lhe deixam esperando. Imagina se você vai a um consultório em uma hora marcada, mas o dentista atende-lhe com 30 minutos de atraso? Bom, o mesmo vale para ele. Chegue com 10 minutos de antecedência, pois existem outros pacientes além de você.

Na hora de desmarcar

Se você deseja desmarcar sua consulta, não o faça 30 minutos antes da hora marcada. Certamente há outro paciente que adoraria ir no seu horário, mas é impossível para o dentista marcar com ele tendo apenas meia hora de prazo. Portanto, se não pode ir,
informe-o, no mínimo, 4 horas antes do seu horário.

   
 

A higienização dos dentes é essencial

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem realmente como se faz uma limpeza nos dentes. Escová-los não é apenas esfregar a escova durante uns minutos. E se já é importante limpá-los diariamente, imagina quando vamos ao dentista? Além disso, o uso de fio dental é essencial, embora muitas pessoas achem que se trata de uma opção.

Essa dica deve ser praticada diariamente, pois uma boa limpeza antes da consulta não irá disfarçar meses de sujeira. O dentista saberá, de qualquer maneira, como é a sua higiene bucal.

Respeite o profissional

Um dentista estudou muito para poder desempenhar sua profissão. Portanto, compreenda seus valores, e só aceite tratar com ele depois de aceitar as condições que ele impõe. Pechinchar depois do tratamento é considerado, em qualquer área, uma falta de educação.

Antes de se sentar na cadeira, desligue seu celular. E na hora da consulta, confie no trabalho do dentista. Ele não irá fazê-lo passar dor por puro sadismo, nem desejará que você engula fluídos que fazem mal ao seu organismo.

Ele lhe dará todas as instruções que você necessita

Então não precisa cuspir toda hora que achar necessário, deixe o trabalho para o dentista mesmo que você desconfie o porquê da sua dor de dente, ouça atentamente o que o dentista dirá. Ele, assim como qualquer outro profissional da saúde, não gosta de ouvir que o paciente tirando conclusões precipitadas sobre seu problema.

Não importa quantas pesquisas você faça no Google

Ele ainda saberá muito mais sobre o assunto, evite dificultar o trabalho do dentista com seus temores. Vai ser melhor para você se colaborar com paciência, mesmo se tiver algum medo. Jamais seja rude com quem irá garantir saúde a você. A cortesia é fundamental para o bom tratamento.