Capoeira é Luta ou Dança? Conheça a história do seu surgimento…

Saiba o que é a Capoeira, se é luta ou dança, e conheça um pouco sobre a sua história…

Mistura de luta e dança, a capoeira já foi uma prática proibida em nosso país. No século XVI, quando o Brasil ainda era colônia portuguesa, os africanos eram escravizados principalmente em engenhos.

Apesar de já terem, culturalmente, o hábito de dançar ao som das músicas, no Brasil os africanos logo perceberam a necessidade de se defenderem da extrema opressão e violência que sofriam. Por isso, os senhores de engenho não permitiam qualquer prática de lutas, o que estimulou os escravos a usarem os movimentos das danças africanas para adaptar os golpes de luta exatamente como disfarce.

Capoeira é Luta ou Dança História

O que é Capoeira? Luta ou Dança? / Foto: Tetraktys – Wikimedia Commons

Capoeira – História

De grande importância cultural e símbolo de resistência, a capoeira era praticada próximo às senzalas, propiciando certo alívio da tensão do trabalho intenso e o estímulo à prática de exercícios físicos.

   
 

Há 86 anos, o ritmo ainda era proibido no país, considerada uma prática subversiva. Apenas quando Mestre Bimba, capoeirista brasileiro, apresentou a atividade a Getúlio Vargas que a prática foi considerada um esporte nacional.

O ritmo da capoeira é feito por três instrumentos: o berimbau, o agogô e o atabaque. Enquanto isso, duas pessoas executam movimentos de ataque, defesa e esquiva, simulando a luta. Outra característica é o gingado, em que o capoeirista mantém o corpo relaxado e com o centro de gravidade em movimento.

Faixas da Capoeira

É possível realizar movimentos de ataque e esquiva mais básicos no princípio e evoluir, aos poucos, para movimentos mais elaborados que exigem maior preparo físico e força. Aliás, há uma forma de diferenciar o nível de aprendizado do capoeirista, por meio da cor das cordas que utiliza na cintura.

Para os alunos, a corda crua simboliza o início do esporte. Em seguida vem a corda crua cor amarela, amarela e ouro, crua e laranja e, por fim, amarela e laranja. Para passar de uma corda para outra é realizada uma cerimônia de batismo.

Em seguida, existem outros estágios para evoluir no esporte: monitor, graduado, instrutor, professor, mestrando e, por último, mestre. As crianças também possuem um sistema de graduação específico.

Mais do que um esporte, os praticantes da capoeira a consideram um estilo de vida, que fortalece o aprendizado da origem da atividade, da mistura cultural africana e brasileira, bem como o estímulo ao respeito com o próximo e consigo mesmo.

Mas afinal, a Capoeira é luta ou dança?

Como ela surgiu com o objetivo de os escravos se protegerem da violência que sofriam, então podemos dizer que a Capoeira é uma luta disfarçada de dança, sendo essa a forma que eles encontraram para disfarçar os treinos que faziam.