Nota Paraná: O que é? Como Funciona?

Veja como funciona o programa Nota Paraná…

O Nota Paraná é um programa do governo estadual que retorna ao cidadão parte do dinheiro que foi pago em impostos, mais especificamente o ICMS – Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços.

Dessa forma, a administração pública incentiva pessoas a exigirem notas fiscais em transações comerciais, diminuindo a sonegação e aumentando a arrecadação de impostos.

Nota Paraná: O que é? Como Funciona?

 Nota Paraná: O que é? Como funciona?

Para conseguir os benefícios do programa, o cliente precisa somente pedir ao lojista que seu CPF esteja presente na nota fiscal. Depois disso, ao final do mês, o vendedor irá pagar ao Estado o ICMS gerado em cada transação que foi feita em sua loja, no período de um mês. Em posse desse dinheiro, o governo destina uma parte do valor arrecadado a todos que exigiram seu CPF na nota fiscal naquele estabelecimento.

   
 

Além da restituição do dinheiro, o cidadão que participa do Nota Paraná também participa de sorteios mensais de prêmios em dinheiro, que em datas especiais podem chegar a até 250 mil reais. O crédito obtido também pode ser utilizado para outros benefícios, como o abatimento do valor do IPVA.

Quanto é possível ganhar com o Nota Paraná?

O governo do Paraná divide entre os cidadãos que participam do programa 30% do ICMS recolhido pelo Estado em cada estabelecimento, proporcionalmente ao valor que cada um gastou em cada compra. Por isso, o valor que será recebido não é fixo, dependendo de quantas pessoas pediram o CPF na nota fiscal em uma mesma loja.

Isso significa que pedir o CPF na nota rende mais em locais que poucas pessoas fazem isso, já que o ICMS arrecadado será dividido entre menos compradores.

Como retirar os ganhos com o Nota Paraná?

Para conseguir os benefícios do programa, basta se cadastrar no Portal Nota Paraná, informando seus dados pessoais e uma conta bancária para depósito.

No portal, você consegue, além de transferir seu saldo para a conta bancária, acessar o quanto você possui em créditos, acompanhar os sorteios realizados, fazer o abatimento do valor do IPVA e até obter créditos de celular com o valor arrecadado.

Entretanto, é importante saber que o valor de cada compra pode demorar até três meses para ser creditado em seu CPF. Depois disso, você tem até 12 meses para utilizar o valor arrecadado com o programa estadual.

Qual a importância do Nota Paraná?

Além de benefícios individuais, o programa tem grande impacto em toda a sociedade paranaense. Ele ajuda a combater a sonegação fiscal, que ainda é comum no Estado, com muitas lojas que ainda não emitem notas fiscais.

Com mais contribuintes em dia com os impostos, a arrecadação estadual aumenta, tornando possível mais investimentos do governo em áreas como saúde, educação e segurança pública, melhorando a qualidade de vida de todos no Paraná.