Móveis hospitalares: Como escolher corretamente?

Veja como escolher corretamente os móveis hospitalares…

Atualmente, os hospitais são mais do que apenas um espaço em que pacientes convalescentes procuram tratamento. Esse lugar hoje, mais do que nunca, tem necessidade de ser também um local confortável.

É necessário que o paciente e seus acompanhantes se sintam acolhidos. Além disso, é conhecido que quando se sentem bem, os pacientes são capazes de se curarem mais rapidamente. O bem estar faz parte do trabalho da medicina, hoje.

 

Móveis hospitalares: Como escolher corretamente?

 

Móveis hospitalares: Como escolher corretamente?

A escolha dos móveis que decorarão esse ambiente tem um papel extremamente importante. Os quartos devem ser capazes de acomadar bem, não só o paciente, mas também aqueles que o acompanham durante o período de internação.

Para isso, a escolha ideal é a de sofás-cama, que durante o dia podem ser colapsados mas à noite são capazes de promover um sono tranquilo. A escolha desse móvel deve considerar o material do qual é construído, desde sua estrutura, até a espuma e tecido que o revestem. Atualmente, já é possível, inclusive, encontrar modelos menores, que comportam agradavelmente uma única pessoa.

   
 

Poltronas e outros móveis

Poltronas ergonômicas também são uma boa pedida. Estruturas articuladas são ideais para que o paciente também seja capaz de usufruir deste móvel. Outra característica que deve ser considerada, é a possibilidade de acoplar acessórios, como mesas para refeição, que tornem essa cadeira ainda mais útil.

No entanto, quando se fala de móveis hospitalares, a estrela é a maca ou cama hospitalar. Esse é um móvel essencial mas exige atenção à certos detalhes: ela precisa ter durabilidade e estabilidade. É necessária em diversas especialidades, logo é fácil encontrar uma grande variedade.

Camas hospitalares

As camas hospitalares têm funções específicas, que facilitam o acesso e a movimentação do paciente de acordo com a necessidade. As diferentes posições que as camas motorizadas são o seu grande diferencial e o que as faz serem essenciais para o mobiliário de um ambiente hospitalar.

É também muito importante saber escolher o colchão ideal para essas camas alcancem todo o seu potencial. Essa escolha pode interferir diretamente no processo de cura dos pacientes. Um colchão fabricado com materiais específicos para o ambiente clínico pode previnir lesões como úlceras, em pacientes imobilizados por longos períodos. Além, da necessidade de que esse colchão seja capaz de realizar movimentos, acompanhando a cama.

Importante

Outro fator ,que merece atenção, é a função que os móveis hospitalares têm de auxiliar médicos e enfermeiros. Assim, os materiais produzidos para serem usados em casas de saúde são a melhor escolha, porque são idealizados para tal.

Além disso, é de suma importância ressaltar que os móveis hospitalares devem ser específicos para tal, porque são fabricados com materiais e de forma que sua manutenção, tanto do ponto de vista técnico, quanto principalmente, do ponto de vista da higiene, seja mais fácil e mais eficiente. É necessário, mais do que qualquer outra coisa, ter certeza de que o material escolhido segue as normas e regras de segurança.