Monitoramento de Rede: Softwares Gratuitos e Pagos

Veja algumas soluções de softwares gratuitos e pagos para monitoramento de rede…

Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, necessita de uma rede de dados estável para que as funções possam ser desempenhadas. O profissional de TI normalmente é responsável por este monitoramento, que permite emitir relatórios que apontem possíveis falhas, para que a solução possa ser encontrada.

Através destes relatórios, também é possível justificar os custos e investimentos para este setor. O monitoramento de rede pode ser feito através de ferramentas, algumas pagas, outras gratuitas. Trata-se de softwares que auxiliam na visualização da capacidade da rede. Seguem abaixo alguns exemplos:

monitoramento de rede softwares gratuitos e pagos windows linux open source codigo aberto

Monitoramento de Rede

Monitoramento de Rede: Softwares Gratuitos e Pagos

1. Monit

Através dele, é possível gerenciar o uso da CPU durante o funcionamento de arquivos e softwares. Ele é aberto para Linux, e pode monitorar os processos através do sistema operacional da máquina mesmo. Caso o servidor apache apresente alguma falha, o programa é capaz de reinicia-lo automaticamente e ainda informa os detalhes do erro.

Isso mostra alta capacidade de captar processos inesperados que podem ocorrer durante o funcionamento. Por dispor de código aberto, é um software gratuito.

2. Munin

Através da interface web, é possível acessar este software, que também é gratuito e tem código aberto para Linux. Ao primeiro sinal de que há um erro de sistema, ele envia um alerta ao usuário. Outro alerta é enviado assim que solucionado o problema.

Qualquer comportamento estranho de servidores e aplicativos é imediatamente detectado e disponibilizado para visualização. Dessa forma, é possível focar no que realmente é necessário naquele momento. O monitoramento de rede é complementado pelo acompanhamento também do sistema de funcionamento. Tudo em uma só ferramenta.

3. PRTG

O monitoramento funciona ininterruptamente e você pode acompanha-lo através de relatórios e gráficos. O sistema monitora até mesmo roteadores e é capaz de rodar em sistemas Android e IOS também.

Ele também envia alertas antes mesmo que o problema ocorra, para que você possa tomar as providências. Há a versão gratuita para até 100 sensores, mas a versão completa é paga.

4. Ganglia

Disponível para Linux e Windows, trata-se de uma ferramenta open source, que monitora sistemas que exigem um alto desempenho de seus componentes. Pode ser aplicado em clusters e grids de vários tamanhos.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.