Microsoft OneDrive – O que é? Como funciona?

O Microsoft OneDrive é o aplicativo de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com seu uso, pendrives e HDs externos são dispensados, pois com conexão à internet é possível armazenar até 7 GB de arquivos, como fotos, vídeos, planilhas, documentos de texto ou pdf, dentre diversas outras extensões (tipos) de arquivos.

Todos que possuem uma conta Microsoft, com um usuário cadastrado no e-mail da empresa (Outlook, antigo Hotmail) ou que compraram algum dos pacotes de programas do Office (Word, Excel, OneNote ou PowerPoint, entre outros) têm acesso gratuito ao serviço de armazenamento na nuvem.

Para os usuários dos programas Office o backup dos documentos originários dos programas, como planilhas do Excel e documentos de texto do Word, é feito de forma automática, permitindo ter o documento salvo caso o computador pare ou desligue repentinamente, ou caso o programa em utilização trave.

Microsoft OneDrive o que e como funciona

Microsoft OneDrive

Microsoft OneDrive

Além do backup automático de documentos do Office, o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem oferece uma série de outras funcionalidades extremamente úteis para o dia a dia de empresas, profissionais e estudantes.

A primeira delas é a autorização de edição de documentos. Nela, você pode compartilhar o documento salvo com outras pessoas e escolher se a pessoa pode somente visualizar o arquivo ou pode também editá-lo.

Outra função, derivada da primeira, é o rastreamento de edições. Com ele, você pode ver de maneira clara e destacada de todas as modificações que a(s) pessoa(s) com a(s) qual(is) você compartilhou o documento fizeram no mesmo.

     

Integração e Busca

Também é possível integrar o Microsoft OneDrive com o IFTTT, uma aplicação que permite automatizar tarefas. Assim, você pode configurar o IFTTT para salvar de forma automática todas as fotos que você curtiu no Facebook, todas as músicas que você deu like no Soundcloud, guardar suas fotos do Instagram, dentre outras.

Além disso, arquivos recebidos como anexo em contas do Outlook podem ser salvos no OneDrive com apenas um botão, agilizando o processo, já que não há necessidade de utilizar o disco rígido como intermediário.

O OneDrive também prevê a busca de palavras em documentos, com um importante diferencial: esta busca também pode ser feita em imagens que contenham texto.

Microsoft OneDrive – Outras funcionalidades

Para quem trabalha com desenvolvimento ou alimentação de blogs e sites, uma funcionalidade bastante interessante é a facilidade de incluir apresentações em PowerPoint nos sites e blogs. O Microsoft OneDrive gera de forma automática o código HTML da apresentação, sendo necessário apenas copiar o código e inseri-lo no local desejado.

Para aqueles que precisam ter os documentos sempre à mão, independente de estar ou não com acesso à internet, o OneDrive também é capaz de exibir os arquivos de forma offline. No entanto, está função é recomendada apenas para dispositivos que tenham uma boa capacidade de armazenamento, pois ocupa bastante espaço.

Por fim, é possível sincronizar o OneDrive em tantos dispositivos quanto necessários, como computador, notebook, tablete e smartphone, o que confere ainda mais flexibilidade ao seu uso.

Portanto, podemos afirmar que o Microsoft OneDrive e uma ótima opção para aqueles que desejam começar a utilizar o armazenamento na nuvem ou que desejam uma alternativa aos serviços similares existentes, como o Google Drive ou o Dropbox.