Microcefalia: Sintomas, Causas e Tratamentos

A microcefalia é um problema neurológico que se caracteriza pelo tamanho reduzido da cabeça e do cérebro de uma criança quando comparados à outra da mesma idade. Saiba mais detalhes sobre a doença a seguir:

Microcefalia sintomas causas tratamentos zika virus

Microcefalia: Sintomas, Causas e Tratamentos

Sintomas da Microcefalia

O maior sinal de microcefalia é o tamanho da cabeça da criança, menor do que o normal. Mas outros sintomas podem ajudar no diagnóstico, como a hipertonia muscular generalizada, atraso mental, crises de convulsão e paralisia.

Causas da Microcefalia

Entre as causas dessa condição estão a má formação do sistema nervoso central da própria criança, falta de oxigenação suficiente no cérebro do bebê, toxoplasmose durante a gravidez, desnutrição grave da mãe no período gestacional, uso de álcool/drogas ou outros produtos químicos, fenilcetonúria ou rubéola congênita materna.

Existem ainda algumas doenças genéticas que podem provocar a microcefalia, como as Síndromes de Down, Cornelia de Lange, Cri du Chat, Seckel e Edwards.

A microcefalia é detectada nos primeiros exames, logo após o nascimento do bebê.

Tratamentos

Infelizmente, não existe nenhum tratamento baseado em medicação que possa fazer a cabeça da criança ficar do tamanho normal.

No geral, o médico costuma recomendar a fisioterapia, terapia ocupacional e outros procedimentos focados em melhorar as habilidades da criança, como a fala e os movimentos.

Microcefalia tem cura?

Essa condição não tem cura, porque a união precoce dos ossos cranianos impede que o cérebro da criança se desenvolva como deveria.

Quanto mais cedo ocorre essa união, mais graves são as consequências, porque o órgão tem ainda menos tempo de desenvolvimento.

Expectativa de vida

A expectativa de vida de crianças com microcefalia vai depender da gravidade da doença e de possíveis complicações que ela possa ter, como alterações neurológicas.

Microcefalia e Zika Vírus

Um assunto que veio à tona nos últimos meses foi a microcefalia causada pelo Zika Vírus. O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor da dengue. Quando a mulher grávida é picada, o bebê pode nascer com microcefalia.

A melhor forma de prevenir essa situação é eliminar possíveis criadouros do mosquito, como locais que armazenem água parada. Prevenir e procurar um médico quando houver qualquer suspeita.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.