Mármores e Granitos: Como Escolher Corretamente?

Saiba como escolher mármores e granitos para a sua casa…

Você está construindo ou reformando a sua casa e está com dúvidas sobre como utilizar mármores e granitos nos ambientes?

Então vem comigo que eu te oriento nessa etapa tão importante. Afinal, além da beleza, há vários outros itens que devemos levar em conta.

Mármores x Granitos – Qual a diferença?

 

Mármores e Granitos: Como Escolher Corretamente?

 

Primeiro é importante você saber a diferença entre mármores e granitos. Então vamos lá…

Mármores:

  • – São pedras que têm na sua composição calcário e dolomita;
  • – Costumam ser mais caros;
  • – Mais suscetíveis ao aparecimento de manchas, por serem mais porosos;
  • Costumam ter uma aparência mais suave e delicada.
  • Granitos:
  • – São pedras que têm na sua composição quartzo, feldspato, mica, piroxênios e anfibólios;
  • – Os preços costumam ser mais em conta;
  • – São mais resistentes e impermeáveis;
  • – Têm um visual mesclado.

Bom, essas são as principais diferenças. Com isso, devemos nos atentar a outros aspectos como: ambiente da casa, o quanto vamos poder investir financeiramente, o quanto estamos dispostos a cuidar da limpeza da pedra.

Ambientes

Em cozinhas ou em lugares que serão usados produtos químicos pesados, como garagens, o recomendado é o uso de granito. Justamente por serem mais impermeáveis (não absorverão a gordura na hora de fritar um alimento) e por serem mais fáceis de limpar.

   
 

Nesses ambientes também, as cores de pedras mais escuras são mais recomendadas. Nas mais claras, a sujeira é mais perceptível, o que nos obrigará a fazer uma limpeza com mais frequência.

Só devemos ter o cuidado para fazer um equilíbrio das cores que serão usadas na bancada e no piso e evitar que fique uma cozinha muito pesada, apenas com cores escuras.

 

Mármores e Granitos: Como Escolher Corretamente?

 

Áreas internas

Os mármores, por terem uma beleza suave, podem ser usados em áreas mais internas da casa, como as salas. A escolha da cor dependerá do que desejamos transmitir às pessoas que entram no ambiente. As cores claras, por exemplo, dão um ar mais leve e a impressão de um ambiente mais aberto.

Em banheiros, podemos usar qualquer uma das duas pedras e cores. Na bancada, devemos nos atentar quanto aos prós e contras de cada uma delas e analisar quais pessoas a usarão. Banheiros que crianças usam costumam ter a bancada suja de pasta de dente mais constantemente.

Nas escadas, podemos fazer uso do granito. Pois por ser uma área de grande passagem, o mármore tende a ficar mais riscado.

Dicas

Uma dica que dou se você estiver com muita dúvida em relação a cores é pedir amostras e levar para a casa. Assim você poderá comparar com os móveis, as cores das paredes e decidir com mais calma.

Lembre-se que na limpeza de mármores e granitos, devemos evitar o uso de água sanitária ou produtos fortes. O recomendado é um pano úmido com detergente neutro e incolor.

Compartilhe o artigo com quem está construindo ou reformando. Essas dicas são bem úteis!