Lonas para Toldos: Qual é a Melhor?

Saiba quais são as melhores lonas para toldos…

Falar em toldos, não raras vezes, faz com que se tenha de falar também de lonas, por consequência direta, e é por isso mesmo que a tarefa de escolher o toldo ideal, inevitavelmente, recai na questão de quais são as melhores lonas para toldos. Questão essa tão relevante que justificou a feitura deste texto.

Veja, a seguir, quais são as melhores lonas para toldos…

Lonas para toldos: Qual é a melhor?

 Lonas para toldos: Qual é a melhor?

Primeiramente, é preciso que tratemos do porquê de adquirir um toldo. Bem, fato é que eles são mesmo muito úteis tanto para residências quanto para prédios comerciais ou públicos, visto que o seu uso leva a um melhor aproveitamento do espaço externo. Onde antes se ficaria exposto ao sol e à chuva, com o uso do toldo, pode-se então fazer um churrasco com a família, para darmos um exemplo bem intimista. Em suma, os toldos servem como uma espécie de “controladores das condições climáticas”.

E se são os toldos assim tão bem-vindos, fica então ainda mais pertinente a questão de qual tipo de lona escolher, de qual a certa para o seu caso, seja qual for. A escolha, já podemos adiantar, passará, muito provavelmente, por dois aspectos fundamentais que serão, logo mais, subdivididos: a utilidade e a estética.

Utilidade dos toldos

Por “utilidade”, queremos aqui tratar, dentre outras características a serem pesadas para a escolha do seu tipo de lona ideal, da durabilidade, até porque, se está a lona exposta a sol e chuva, não adiantará toda a beleza do mundo, caso ela se deteriore rapidamente. Assim sendo, as melhores lonas para toldos, invariavelmente, terão uma excelente durabilidade; vida longa essa que será proporcionada pela presença de certos aditivos, como a proteção contra raios UV, citando-se exemplo do mais comum.

Só que há outros tipos de aditivos, desses que são usados juntamente com a lona, que pelas suas peculiaridades, valem muito mais ainda serem destacados, como é o caso das chamadas “coberturas auto extinguíveis”, bastante úteis em casos de incêndio, ou então o uso de fungicidas e antioxidantes.

Fora a durabilidade, mas ainda, de certa forma, dentro do mesmo assunto, ou seja, sobre a capacidade da lona resistir a todas as intempéries possíveis, devemos lembrar da impermeabilidade, tão crucial quanto o tópico anterior. Sim, porque a lona não apenas precisa ser impermeável, ela tem de ser; caso contrário, a água da chuva chegará, mais ou menos concentrada, ao que se queria, inicialmente, cobrir e proteger.

   
 

Peso e limpeza

Além desses dois, outros dois também são relevantes de entrarem na balança: peso e limpeza. O primeiro faz-se importante não apenas por alguma questão de segurança, mas também pela dificuldade que se tem com a instalação e manuseio de algo pesado. Desse modo, prefira materiais leves, para ter menos “dores de cabeça”.

Ademais, a limpeza do toldo, esse, como já dito, exposto a sol e chuva, além de poeira, também deveria pesar na escolha, sendo as lonas de PVC e vinílica melhores de se limpar. Fica a dica!

Lonas para toldos: Qual é a melhor?

Questão estética

Partamos, agora, para a uma posição mais próxima da questão estética propriamente dita, sem deixarmos a utilidade lado. É claro que a estética recai no gosto pessoal, que assim varia de pessoa em pessoa, só que, independente disso, alguns critérios comuns, como o da luz, no sentido de se menos ou mais, estão sempre presentes na hora da escolha. Afinal, cada uma das lonas para toldos possui o seu respectivo nível de transparência, deixando passar mais ou menos a luz, numa variação do grau de iluminação do ambiente coberto pelo toldo.

Outro aspecto, dessa vez inteiramente centrado na estética, e assim mesmo de todo subjetivo, por depender do que o leitor deseja, é o das cores e dos modelos. Como existem os mais variados tipos de gostos, não à toa que existem lonas para toldos dos não apenas dos mais diversos modelos, como também de várias cores e com acabamentos diferentes. Tudo isso sem contar a possibilidade ainda mais abrangente, que seria de criar você mesmo os seus toldos personalizados, abrindo-se então um infinito de possibilidades a se considerar.

Conclusão

E é por existirem tantas questões envolvidas que não podemos, por fim, listar, arbitrariamente, uma ordem de quais são as melhores para você, até porque cada uma terá sua vantagem e desvantagem, mas vale a pena citar, mesmo assim, quais são os tipos de lona, quanto a material, então mais recomendáveis, além de comentar suas particularidades.

Na escolha da lona de policarbonato, ganha-se uma grande leveza visual, além de uma alta transparência e resistência. Fora isso, há também o baixo peso conciliado à excelência no isolamento acústico e térmico. Já no caso da famosa “lona sintética”, temos uma lona que é composta de PVC laminado e reforçado, com a especialidade de ser anti chamas e também anti mofo, possuindo, além disso, um bom custo-benefício, pois dura muito para o preço que normalmente é vendida.

A lona acrílica, por sua vez, traz essa simulação de como se estivéssemos sob algum tipo de tecido, só que, diferente desses, com a garantia de impermeabilidade, com o adicional da praticidade na sua limpeza, com ainda uma manutenção custando pouco dinheiro.