Lentes de Contato Dental: Vantagens e Desvantagens

Confira as vantagens e desvantagens das lentes de contato dental…

As lentes de contato dental estão ganhando um enorme espaço no mercado odontológico, são práticas e melhoram e muito a aparência dos dentes.

Diversos famosos já aderiram a essa tendência estética para conseguir dentes mais brancos e alinhados.

 

Lentes de contato dental: Vantagens e desvantagens

Lentes de contato dental: Vantagens e desvantagens

Por muito tempo, as facetas de porcelana foram utilizadas para corrigir problemas estéticos dentários, entretanto este processo causa danos a estrutura dos dentes quando é aplicada. Já com as lentes de contato dental, por possuírem uma construção mais precisa e com paredes mais finas, não há necessidade de se realizar grandes mudanças na estrutura dos dentes.

Para realizar a aplicação das lentes, é necessário primeiramente um pequeno desgaste da superfície dos dentes, cerca de 0,2 a 1,5 milímetros.

As lâminas são construídas com uma parede de porcelana de 0,3 a 0,5 milímetros de espessura e podem ser produzidas até por impressoras 3D, sua construção permite que seja possível realizar a correção da coloração dos dentes, tamanho e formato.

   
 

Aplicação das lentes de contato nos dentes

O primeiro passo para a aplicação das lentes é procurar um cirurgião dentista, este profissional é quem realizará os exames necessários para saber se a aplicação das lentes é ideal para você. Após isso, o protético irá realizar a construção das lentes para que se enquadrem no seu perfil e rosto. A aplicação também é extremamente simples, não requer o uso de anestesias e é finalizada em cerca de duas horas.

As lentes de contato dental não são definitivas, mas possui durabilidade de cerca de 8 a 10 anos. A prazo de validade pode ser estendido se forem realizados os cuidados corretos com os dentes, para preservar a cor e o brilho das lâminas.

Alimentos proibidos

Evitar o consumo exagerado de alimentos muito pigmentados, sejam naturais ou artificiais, como vinhos tintos e café. Evitar consumir refrigerantes e vinagres, que podem reduzir o brilho das lentes. Usar escovas de dentes que possuem cerdas mais macias e evitar hábitos como roer as unhas também podem auxiliar a manter a estrutura por mais tempo.

O bom cuidado com as facetas de porcelana é essencial pois o reparo das lentes, além de ser caro, como o polimento, também resulta na perda de uniformidade dos dentes e os resultados não são tão precisos, limitando o uso do reparo somente para alguns casos específicos.

Preço da lente de contato dental

A maior desvantagem das lentes de contato dental é o preço, que não é acessível para a maior parte das pessoas. Cada lente custa em média entre 1.000 a 3.000 reais, entretanto não é necessário realizar a aplicação das lentes em todos os dentes, apenas nos que apresentam algum efeito estético e apareçam no sorriso.

Sem sombra de dúvidas as lentes de contato é a opção mais fácil e rápida para se obter dentes perfeitos e com uma aparência mais natural e uma boa durabilidade. Entretanto o preço elevado ainda pode ser um fator que limite sua opção, levando a outros tipos de tratamentos estéticos.