iCloud: O que é? Como Funciona?

iCloud – Saiba o que é e como ele funciona…

O iCloud é um sistema de armazenamento de dados e arquivos em nuvem, que foi disponibilizado pela apple em outubro de 2011.

O serviço está disponível para os aparelhos iPhone, iPad e iPod Touch e pode ser utilizado para realizar o armazenamento de documentos, fotos e músicas, que ficam disponíveis em servidores remotos para que possam ser acessados de um parelho para o outro.

iCloud: O que é? Como funciona?

 iCloud: O que é? Como funciona?

O serviço de armazenamento em “nuvem” permite que o usuário salve qualquer tipo de arquivo em um servidor online. Dessa maneira, não é necessário mais carregar um disco rígido para armazenar os arquivos, isso também ajuda a economizar espaço no computador. Os arquivos guardados no iCloud também podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que tenha acesso a internet, inclusive em dispositivos com Windows ou macOS.

O iCloud oferece 5GB de armazenamento gratuito para qualquer usuário que possua um ID da apple. Esses 5GB servem para o armazenamento de aplicativos, que são sincronizados entre seus dispositivos apple, sincronizar sua galeria de fotos, além de contatos, notas e mensagens.

   
 

A sincronização de aplicativos permite que o usuário, ao instalar um app no seu iPhone, também possa baixa-lo em seus outros dispositivos iOS. O backup de aplicativos também permite que, caso seja necessário substituir seu iDevice, todos os aplicativos possam ser reinstalados, junto com seus contatos, mensagem e galeria de fotos.

Edição de arquivo

Como a transferência de arquivos é feita de forma automática, é possível começar a editar um documento em um aparelho e continuar em outro, desde que exista uma conexão com a internet, sem que seja necessário transferir o arquivo de um aparelho para o outro. Mas para isso é preciso ter a certeza de que haverá uma conexão segura com a internet, para ter certeza de que o arquivo estará disponível quando for necessário, é possível fazer o seu download direto do servidor.

Buscar iPhone

Com o iCloud também é possível descobrir a localização do seu dispositivo, caso esse esteja perdido. Com o app Buscar iPhone, o dispositivo registra sua localização nas ultimas 24 horas e é possível ver seu local no mapa e até mesmo apagar seus dados remotamente, para que o dispositivo retorne aos ajustes de fábrica.

Também é possível realizar o compartilhamento familiar, assim é possível compartilhar seus livros, aplicativos e fotos com até 6 integrantes de sua família.

Como se cadastrar no iCloud?

É muito simples se registrar no iCloud, ao ligar seu dispositivo iOS pela primeira vez irá aparecer uma tela de ativação, onde é necessário inserir seu ID da apple e sua senha. Caso não possua, é possível criar um quando se registrar. No seu computador, é possível baixar o aplicativo para área de trabalho e acessar os arquivos pelo computador. No site iCloud.com também é possível acessar alguns recursos limitados, como o Mail, Calendário e Lembretes.