A Incrível História do Criador do Pokémon Go!

Conheça a incrível história do criador do Pokémon Go, o jogo mais famoso de todos os tempos!

Muita gente acredita que o sucesso vem do dia para a noite. Geralmente, essas pessoas costumam olhar apenas para o momento da “vitória” de uma pessoa, e não se preocupam em saber tudo o que ela passou para chegar onde chegou.

Por exemplo, John Hanke, criador do game de maior sucesso de todos os tempos – o Pokémon Go, demorou 20 anos para alcançar todo esse sucesso. Conheça agora todo o caminho que ele teve que percorrer e se inspire com a sua história vitoriosa…

a incrivel historia do criador do pokemon go john hanke

História do criador do Pokémon Go – John Hanke

A Incrível História do Criador do Pokémon Go

O Pokémon Go foi lançado apenas em alguns países ainda, e já vem batendo todos os recordes possíveis. Já é o jogo mais baixado de todos os tempos, ultrapassando o famoso Candy Crush, e já possui mais usuários ativos diariamente na plataforma que o Twitter (até então recordista nesse quesito).

Além disso, o game conseguiu desbancar também aplicativos famosos como o Snapchat, Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram no tempo que os usuários permanecem utilizando cada um deles todos os dias. Ganhou também do aplicativo de paqueras Tinder, e chegou a ser mais buscado que sexo no Google (!), nos Estados Unidos.

Agora, todo esse sucesso não veio do dia para a noite. John Hanke levou 20 anos para conseguir essas façanhas todas. Conheça um pouco de sua trajetória:

1996

Enquanto ainda era estudante, em 1996, John foi co-autor do seu primeiro jogo multiplayer online – chamado “Meridian 59”. Ele acabou vendendo o jogo para a 3DO depois, para se dedicar à uma paixão maior: mapear o mundo.

2000

No ano 2000 John criou a “Keyhole”, para tentar desenvolver um método de unir mapas com imagens aéreas, e acabou criando o primeiro mapa aéreo 3D do mundo, com localização por GPS.

2004

O feito conseguido com a Keyhole foi tão grande que chamou a atenção da gigante Google – que acabou comprando a empresa, em 2004. Depois disso, com a ajuda de John, eles transformaram a Keyhole no que hoje você conhece como Google Earth. Foi a partir daqui que John decidiu criar um jogo baseado em localização por GPS.

2004 – 2010

No período entre 2004 e 2010, John foi o responsável pelo time de Geolocalização do Google, que criou aplicativos como o Google Maps e o Google Street View. Durante todo esse tempo, ele já foi selecionando a equipe que mais adiante iria criar o game Pokémon Go.

2010

No ano de 2010, John criou a Niantic Labs – como uma startup fundada pelo Google, para desenvolver jogos baseados em mapas. A Niantic é a responsável pela criação do Pokémon Go, em parceria com a Nintendo e a The Pokémon Company.

jogo ingress mesmo criador do pokemon go john hanke historia

Ingress – Game do mesmo criador de Pokémon Go

2012

Em 2012, John criou o primeiro jogo multiplayer online baseado em localização por GPS da Niantic: o Ingress. O jogo, que é antecessor do Pokémon Go, possui a mesma mecânica do game dos monstrinhos, onde o usuário se utiliza do GPS e da câmera do celular para jogar.

2014

Em uma brincadeira de 1º de abril, realizada pela Google em parceria com a The Pokémon Company, os usuários podiam encontrar pokémons dentro do Google Maps. A brincadeira viralizou rapidamente e se tornou um sucesso, o que fez John pensar que aquilo poderia se transformar em um jogo de verdade.

2014 – 2015

John resolve então criar o Pokémon Go, utilizando-se da mecânica empregada no jogo Ingress e aproveitando-se dos pontos de encontro criados pelos usuários no game durante 2 anos e meio de existência. Assim, os pontos de encontro mais populares no mundo todo – no jogo Ingress, se tornaram Pokéstops e Ginásios em Pokémon Go.

2015 – 2016

Entre Dezembro de 2015 e Fevereiro de 2016, John conseguiu levantar mais de 25 milhões de dólares da Google, Nintendo, The Pokémon Company e outros investidores, e com isso montou um time de mais de 40 pessoas para lançar o jogo Pokémon Go ainda em 2016.

2016

No dia 06 de julho de 2016, John e sua equipe lançaram o game Pokémon Go nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. O sucesso foi tão grande que as ações da Nintendo dispararam na Bolsa, aumentando o valor da companhia em mais de 12 bilhões de dólares!

Além de todos os outros recordes – mencionados no início deste artigo, o jogo também já é o mais lucrativo da história, com receita superior a 2 milhões de dólares por dia em compras efetuadas dentro do game. E olha que Pokémon Go só foi lançado em 38 países do mundo, por enquanto…

o que podemos aprender com o criador do pokemon go john hanke

Aprendendo com a história de John Hanke

O que podemos aprender com a história do criador do Pokémon Go, John Hanke?

Bom, podemos aprender que todas as etapas pelas quais passamos em nossa vida são indispensáveis. Por mais que não pareça isso na hora, todas elas nos preparam para algo muito maior no futuro. Como você pôde ver, todo o caminho de John esteve meio que interligado (e talvez ele só perceba isso agora).

Por isso, mesmo que você esteja passando por um momento complicado em sua vida, preste atenção nos aprendizados que você está tirando dessa situação. Tenho certeza absoluta de que isso lhe será muito útil num futuro próximo, quando você estiver construindo o seu próprio Pokémon Go!

Por fim, lembre-se sempre de ter paciência e nunca desistir dos seus sonhos, pois o sucesso – como você viu – não surge do dia para a noite!

Fonte: Roger James Hamilton/Facebook

Gostou deste artigo? Então curta e compartilhe com os seus amigos! 🙂

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.