Google Acadêmico: O que é? Como Funciona?

Conheça as funcionalidades do Google Acadêmico e aprenda a usá-las…

O Google Acadêmico é uma plataforma digital para auxílio em pesquisas científicas que tenham um suporte maior ao estudante ou profissional de nível superior.

Trata-se de um sistema do Google onde são disponibilizadas ferramentas específicas para facilitar a busca diretamente sobre a literatura acadêmica.

Google Acadêmico: O que é? Como funciona?

Google Acadêmico: O que é? Como funciona?

Dentre os itens mais procurados através da plataforma, têm-se: artigos, livros, teses, monografias e resumos. E o mais interessante é o fato de haver publicações em diferentes tipos de língua, não ficando restrito unicamente ao português.

Alguns dos portais de maior publicação acadêmico são o SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Portal de Periódicos Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Publicações CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Publicações USP (Universidade de São Paulo) e o Portal  periodicos. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Como usar o Google Acadêmico?

Agora um tutorial bem fácil para utilização do sistema Google Acadêmico.

1) Abrir o navegador web de preferência;

2) Entrar no site https://scholar.google.com.br/ ou então simplesmente colocar na barra de pesquisa do Google por Google Acadêmico e confirmar;

   
 

3) Verifique que a página do Google Acadêmico é muito semelhante ao Google “comum”, de forma que há a preferência em buscar literaturas em qualquer idioma ou estritamente em língua portuguesa, ficando assim sob definir pelo usuário;

4) Após definir um assunto de interesse e confirmar a busca, é só selecionar os artigos de interesse e iniciar a sua pesquisa;

Opções de busca

O Google Acadêmico comporta vários tipos de filtros que podem ajudar na busca de um assunto em específico, com suporte à restrição de datas em que os artigos tenham sido lançados e inclusão ou não de citações e patentes. Há uma área definida no Google Acadêmico em que uma vez tendo feito o login é possível salvar os artigos favoritos na aba “Minha Biblioteca”.

É possível criar alertas e ser notificado quando houver citações de um termo em específico ou um autor criar um alerta. No campo Citações (que é exclusivo para autores) é possível acompanhar novas citações que tenham sido feitas pelos artigos criados pelo mesmo.

Por exemplo, no caso de você se tornar um autor, o mesmo será notificado sempre que alguém fizer uso de alguma de suas referências e ter uma visualização por meio de gráficos o quanto que suas obras têm sido utilizadas por terceiros, sempre que seu nome for dada a devida alusão.

Conclusão

O Google Acadêmico é uma ferramenta de grande utilidade e importância já que comporta os portais mais respeitados em termos de publicação, e assim diminuindo ao máximo que os usuários sejam surpreendidos com Fake News, que são notícias falsas que geram sensacionalismo, atrapalham e tiram a fidedignidade do projeto e publicação em si, promovendo cada vez mais ao auxílio, desenvolvimento da democracia a informação, e o mais importante é o fato de estimular ao máximo às novas gerações em se interessar por assuntos científicos e acadêmicos como um todo.