Fotografia Infantil: Dicas para Fazer Fotos Incríveis das Crianças

Fotografia infantil – Veja dicas especiais para tirar fotos incríveis das crianças…

Os filhos crescem rápido, por isso nada melhor do que registrar cada fase da vida dos pequenos através de fotos. Os momentos começam desde a saída da maternidade e se estendem até mesmo quando a criança já deixou de ser criança.

Contudo, nem sempre é fácil registrar esses momentos, ainda mais quando eles são tão pequenos que não entendem os esforços dos pais para tirar uma bela fotografia.

 

Fotografia Infantil: Dicas para Fazer Fotos Incríveis das Crianças

 

Fotografia Infantil: Como fazer fotos incríveis das crianças

Para quem atua nessa profissão, a fotografia infantil pode ser até mais fácil, mas ainda assim há algumas dicas que tanto os profissionais quanto os pais podem usar para registrar belos momentos dos pequenos.

Confira a seguir 7 dicas para fazer fotos incríveis das crianças:

1- Crie um ambiente sem pressão

A primeira dica é não deixar a criança nervosa. Para fazer isso, você só precisará criar um ambiente confortável onde a criança possa ficar à vontade.

A fotógrafa especialista em fotografia infantil, Luciana Prado, aconselha que os pais ou profissionais conversem com a criança e a estimule através de brincadeiras, dessa forma a criança procurará de forma natural a câmera, sem que ela seja obrigada a fazer poses ou sorrir.

2- Divirta-se com a criança

Não adianta nada tirar várias fotos lindas se elas não contam nenhuma história. Por isso, divirta-se com a criança e solte a imaginação. Na hora de fotografar, é preciso ter calma e bastante paciência, e nada melhor do que brincadeiras para que as fotos saiam naturalmente.

3- Fotografe apenas quando a criança quiser

Essa é uma dica bastante importante, pois ninguém quer passar por momentos de estresse só para tirar belas fotos. É preciso respeitar o momento da criança e realizar os cliques quando ela se sentir disposta a isso.

   
 

Na opinião da fotógrafa Angela Sayuri, o melhor momento para fotografar uma criança é antes do horário das refeições e de dormir.

4- Registre momentos espontâneos

Embora existam diversas fotografias lindas compartilhadas pela internet e você insista em querer registrar igual, as vezes é melhor registrar apenas os momentos espontâneos da criança.

Não é que você não deve copiar uma ideia ou coisa assim, mas busque estar atento a cada momento de espontaneidade para não perder o que poderia ser uma foto ainda mais bonita.

 

Fotografia Infantil: Dicas para Fazer Fotos Incríveis das Crianças

 

5- Agregue elementos simples

Essa dica vale tanto para fotos de crianças quanto para qualquer outro registro. Exagerar na composição da foto com diversos elementos pode acabar atrapalhando o foco central que deve ser a criança. Além de causar uma poluição visual na imagem.

Por isso, opte por poucos elementos, de preferência os mais simples possível para registrar os momentos dos pequenos.

6- Respeite a hora da criança

Não importa se é um grande evento, ensaio ou qualquer outra coisa que você queira registrar em milhares de fotos, saiba respeitar os limites da criança. Se for um ensaio fotográfico, reconheça se a criança está cansada ou irritada, o mesmo vale para as fotos do dia a dia.

Deixar a criança à vontade para escolher os momentos certos de registrar as fotos pode lhe render imagens mais verdadeiras e mais bonitas.

7- Use a distração para tirar fotos incríveis

Além das brincadeiras, você pode contar com ótimos artifícios como a música para deixar as crianças mais tranquilas ou mais soltas. A ideia é fazer com que a criança se interaja de tal forma que até se esqueça da câmera.