Fies 2017: Saiba tudo sobre ele!

Fies 2017 – Veja as mudanças, vagas, documentos necessários etc.

Realizar um curso superior ainda é o sonho de milhões de pessoas no Brasil. Porém nem todas conseguem concluir, e acabam ficando para trás no mercado de trabalho.

Dessa forma podem recorrer a mecanismos de ajuda, como o Fies. Aqui nesse artigo vamos falar tudo sobre como funciona o fies.

fies 2017

Fies 2017

O que é o Fies?

O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi criado na época da ditadura militar, em 1976. Ele faz parte dos programas da linha de acesso as universidades do Governo Federal, como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

São oferecidas aproximadamente 200 mil vagas por ano, em faculdades parceiras espalhadas por todo o Brasil.

Quem pode concorrer a uma vaga o Fies 2017?

O primeiro critério para concorrer a uma vaga do Fies em 2017 é ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016. A nota mínima para ser aprovado na prova é 450 pontos de média, além de não tirar zero na redação.

O concorrente não pode ter concluído um curso superior, mas pode estar estudando. Também é preciso estar dentro da faixa de renda permitida pelo Fies.

Documentos necessários para concorrer ao Fies em 2017

Após ser aprovado na primeira etapa de inscrições no Fies, a pessoa é chamada na faculdade onde foi beneficiado e deve comprovar as informações.

É necessário levar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e o comprovante de renda dos últimos meses. Também podem ser pedidos outros documentos.

     

Nota de corte do Fies

Assim como o Prouni e o Sisu, para conseguir uma vaga é necessário atingir a nota de corte. Psicologia, direito e enfermagem são os cursos com as notas mínimas mais altas.

Durante o período de inscrições, todas as noites, o MEC (Ministério da Educação) atualiza a lista com a nota de corte do Fies.

fies 2017 o que e como funciona vagas mudancas inscricao

FIES

Universidades participantes do Fies em 2017

O Fies conta com universidades parceiras espalhadas por todo o território nacional. São oportunidades oferecidas em muitos cursos, em áreas diferentes.

Conheça algumas parceiras: Pontifica Universidade Católica (PUC), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Faculdade Mauricio de Nassau.

Vagas do Fies em 2017

Nos últimos anos o número de oportunidades oferecidas pelo Fies vem caindo. Em 2014 foram 732 mil vagas, em 2015 caiu para 278 mil, em 2016 baixou para 212 mil.

A expectativa para 2017 é oferecer 190 mil vagas.

Mudanças no Fies

Com a mudança no Governo Federal surgiram diversas dúvidas sobre o Fies. O novo Governo realizou corte no número de vagas para o segundo semestre.

Em 2017 o programa vai funcionar cobrando 6,5% de juros. Também ficou mais complicado ganhar uma bolsa.

Oportunidade para estudar

Quem não estuda acaba perdendo espaço. Pessoas com um curso superior completo tendem a receber os melhores salários e a evoluírem em suas carreiras. Além disso, muitos têm o desejo de trabalhar em alguma área especifica, e isso só é possível concluindo uma faculdade.

No passado era difícil, pois não custava pouco, mas com o Fies isso vem mudando.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.