Fechamento de Sacadas: Vantagens e Desvantagens

Veja as vantagens e desvantagens do fechamento de sacadas…

As sacadas são sempre uma área de lazer dentro de qualquer casa, principalmente se tiverem ótimas paisagens como vista.

Além disso, elas são ótimas para auxiliar na circulação de ar, pois se caracterizam como a área mais externa dos imóveis, ainda mais se o imóvel for um apartamento. Contudo, há quem prefira isolar essa parte e fechar a sacada.

Fechamento de Sacadas: Vantagens e Desvantagens

Fechamento de sacadas: Vantagens e desvantagens

Essa opção tem sido fortemente explorada dentro da arquitetura e urbanismo e traz inúmeras vantagens para os proprietários. No entanto, há também desvantagens que devem ser levadas em conta na decisão do fechamento de sacadas, como o isolamento dessa área com o ambiente externo. Para você entender melhor se deve ou não fechar a sua sacada, confira a seguir as vantagens e desvantagens do fechamento de sacadas:

Vantagens do fechamento de sacadas

– Controle de temperatura: as sacadas abertas são ótimas no calor, pois permitem uma grande entrada de ar dentro do imóvel. Contudo, no frio ou em regiões frias como o sul do país, as sacadas abertas podem ser um problema. Sendo assim, uma das principais vantagens do fechamento de sacadas é o isolamento térmico ou controle de temperatura. Através desse fechamento você poderá desfrutar de uma linda vista da sua sacada sem sofrer com o frio do inverno.

   
 

– Segurança: entre ter uma sacada fechada ou aberta, considerar o quesito segurança é indispensável. No caso das sacadas fechadas, esse é um ponto muito vantajoso, pois permite que o ambiente se torne mais seguro e protegido. Essa proteção está tanto na invasão da propriedade quanto na proteção das pessoas e animais que vivem dentro do imóvel, principalmente em relação às crianças. A parede de vidro, que muitas vezes é utilizada para o fechamento de sacadas, também serve como proteção para que crianças e animais não caiam de certa altura.

– Ampliação da sala: outra vantagem bastante significativa, ainda mais se você tiver pouco espaço no imóvel, é a ampliação do ambiente ou da sala. As sacadas fechadas são ótimas para dar amplitude para o imóvel, pois podem ser facilmente adaptadas para atender a uma necessidade em especial, como um jantar romântico ao luar.

Desvantagens do fechamento de sacadas

– Custo: a maior desvantagem em fechar uma sacada pode estar no custo deste procedimento. Embora o processo não demande muitos acabamentos, pois trata-se apenas de vidro, o custo poderá ser alto, ainda mais se a sacada for grande. Além do orçamento do vidro que será utilizado na sacada, o custo também envolverá a mão de obra de profissionais para a instalação da vidraça.

– Diminuição da circulação de ar: outra desvantagem está na circulação de ar do imóvel que ficará prejudicada com o fechamento da sacada. Imóveis mais arejados contribuem tanto para a saúde das pessoas que moram no imóvel quanto para a preservação do espaço, pois evita a proliferação de bolor, entre outras bactérias e fungos. Contudo, esse problema pode ser facilmente contornado com a abertura constante de janelas para que a circulação de ar aconteça.

– Manutenção periódica: para quem não quer perder tempo realizando manutenções na sacada o fechamento dessa área é desaconselhado. Esse procedimento feito com vidro exige que o proprietário verifique periodicamente todos os parâmetros para certificar que a estrutura não está comprometida. Além disso, o proprietário terá que realizar manutenções periódicas também a respeito da limpeza dos vidros, que sujam com facilidade.