Farmácia Popular: O que é? Como funciona?

Saiba o que é e como funciona o Programa Farmácia Popular…

É cada vez mais comum estar andando pela cidade e observar farmácias que anunciam que têm o serviço de farmácia popular. Porém, apesar de ter a ideia de que isso pode trazer algum tipo de benefício, a maioria das pessoas não sabe o que exatamente significa esse projeto.

Muita gente acaba confundindo com a distribuição de remédios, o ressarcimento por eles ou mesmo um desconto maior do que os dados normalmente pelas farmácias. Vamos ver agora como ela funciona…

programa farmacia popular do brasil aqui tem o que e como funciona

Programa Farmácia Popular

O que é Farmácia Popular?

De maneira bem resumida, o Programa Farmácia Popular do Brasil é um sistema de disponibilização de remédios de forma gratuita para usuários com necessidades de doenças específicas.

A pessoa chega com a receita na farmácia que faz parte do programa, recebe o medicamento – que precisa estar numa lista com 112 produtos diferentes – e depois o valor é cobrado diretamente do governo, sem ônus ao usuário do serviço.

Porém, essa é a versão resumida. Na prática, existem muitos outros detalhes que podem ser citados sobre a Farmácia Popular.

Farmácia Popular na Rede Pública

Um grande diferencial da Farmácia Popular é a sua capacidade de se adaptar tanto à rede pública quanto à rede privada de farmácias que existe no Brasil. Com isso, a acessibilidade aos medicamentos, assim como suas precauções de uso, recebem maiores cuidados, se tornando uma importante ferramenta de controle do tratamento e evolução do quadro do paciente em questão.

Tendo medicamentos que podem ser retirados nas redes pública ou privada, os usuários do Sistema Único de Saúde acabam sendo mais beneficiados com os recursos da Farmácia Popular, já que assim eles têm acesso mais rápido ao medicamento, que pode ser retirado quase que em sua totalidade diretamente no centro de distribuição de medicamentos do hospital, após a consulta, de maneira prática e descomplicada.

Aqui tem Farmácia Popular – Rede Privada

Porém, nos casos de pessoas que ainda precisam de medicamentos que não estão disponíveis nas Unidades de Saúde do SUS, pode-se procurar pelo medicamento nas farmácias da rede privada que tenham a placa do “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Essas placas ajudam a identificar esses pontos onde é possível retirar os medicamentos sem grandes dificuldades, o que se torna mais um grande benefício para quem precisa de atendimento rápido para tratar de seus problemas de saúde.

A extensão do programa e o início da cobrança por alguns medicamentos

À medida que o Programa Farmácia Popular foi crescendo, mais e mais pessoas começaram a perceber os seus benefícios financeiros, o que estendeu os usuários do programa, exigindo novas medidas de contenção de despesas para continuar viabilizando o projeto.

Para isso, passaram a ser cobrados valores de alguns medicamentos inclusos na lista. Porém, mesmo com a cobrança de valores, esses produtos chegam a ter descontos de até 80% para os usuários, continuando a prover auxílio de altíssima qualidade para quem precisa.

Além disso, preservativos, remédios de pressão e de algumas outras doenças continuam sendo distribuídos gratuitamente, viabilizando que os pacientes mantenham seu cuidado em alta, sem se preocupar com os custos do uso de medicamentos. E mesmo os que são cobrados podem ser conseguidos gratuitamente, dependendo da gravidade do tratamento.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.