Extrato INSS Pessoa Física: Como Consultar Online?

Extrato INSS Pessoa Física – Saiba como consultar pela internet…

Nem só de entretenimento pode viver o homem; ao nosso ver, um bom blog tem de também tratar dos assuntos mais sérios, e que poderíamos dizer até mesmo cruciais, se tomarmos como exemplo aquele que trataremos aqui, mas numa forma de tutorial.

Afinal, é de suma importância para muitas pessoas físicas a obtenção do Extrato INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O problema é que nem todos sabem como se faz para consultar esse referido extrato. Vejamos então, passo a passo.

Extrato INSS Pessoa Física: Como Consultar Online?

Extrato INSS Pessoa Física: Como Consultar Online?

 Extrato INSS Pessoa Física: Como consultar?

Antes de qualquer instrução, porém, precisamos nos certificar da elucidação sobre o que vem a ser o tal Extrato INSS Pessoa Física. Pois bem. Trata-se, a saber, de um documento cujo o fim é comprovar qual a renda de determinado aposentado ou pensionista.

Só que não para por aí a sua utilidade, visto que possibilita também a requerida comprovação de benefícios vários, a exemplo da imunidade tributária, sem contar os descontos no IPTU, que vêm bem a calhar. Resumidamente, sem a apresentação desse extrato, não é possível participar desse benefícios voltados a quem tem uma situação financeira desprivilegiada.

Há ainda, fora as utilidades destacáveis desse extrato já então citadas, o fato de que a consulta do INSS também permite que se possa acompanhar não apenas as contribuições para o Dataprev, como também saber o tanto de tempo que falta a essa pessoa física para que se aposente segundo a reforma da previdência. E é então, após explicado o porquê de se precisar consultar o Extrato INSS, que podemos ensinar ao leitor como proceder para obtê-lo da forma mais prática possível.

   
 

Consultar extrato INSS – Pessoa Física

O procedimento de consulta ao Extrato INSS não tem, de fato, nenhum grande mistério, até porque dá para ser feito sem que se precise sair de casa. Primeiro, você deve ter à sua disposição o acesso à internet. Bem, se você está lendo isto daqui, então essa parte podemos pular, obviamente. Assim, logo a seguir, basta acessar, a princípio, o site da Previdência Social.

Porém, algumas informações que se pode desejar, são obtidas em outro site, o oficial da Caixa Econômica Federal, pois é lá que se pode ter o acesso a essas informações tais como as últimas datas de contribuição, nos casos em que a pessoa ainda é contribuinte; também se pode descobrir, acessando-se o referido site, quais foram tanto os últimos saques quanto os últimos depósitos feitos pelo Ministério da Previdência, no caso do interessado ser aposentado ou pensionista.

Passo-a-passo para a consulta

Mas partamos logo para o acesso ao Extrato INSS. Acessado o site da Previdência Social, ainda em sua página inicial (conhecida também como “index” ou “home”), encontramos um menu lateral esquerdo, ou seja, em forma de tabela, com apenas uma coluna. Entre as opções oferecidas como “Serviços do INSS”, você deve clicar, especificamente, em “Extrato de pagamentos de benefício”.

Após direcionada a página para a opção selecionada, serão apresentadas algumas informações num texto. Terminada a sua leitura, clique então em “Emitir extrato”, botão de cor verde, para efetuar a emissão e também consulta do extrato do INSS. Obviamente, você será novamente direcionado a uma outra página. Nessa, assim que carregada, bastará que digite as informações que solicitarem. Coisa simples!

Todavia, vale a pena logo pontuar quais os documentos lhe serão pedidos. Vamos lá! Esteja não apenas com o número do benefício, mas também com a data de nascimento, seja sua, seja do beneficiário que você quer consultar. Ter o Nome completo da pessoa, é claro, nem precisamos lembrar que é tão essencial quando possuir o número do seu CPF.

Por fim, será necessário digitar os caracteres exibidos, como já sabido por todos, um recurso de segurança corriqueiro, e depois no botão “Visualizar”, que finaliza o pedido e o envia ao sistema do INSS. Pronto, você obterá o Extrato INSS, com toda a segurança e praticidade possíveis, em poucos instantes.