Escritório Virtual: O que é? Como funciona?

Veja o que é um escritório virtual e como funcionam os seus serviços…

Algumas empresas não necessitam de uma estrutura física para alocar serviços administrativos. Mesmo sem abrir mão dessas modalidades de tarefa, é possível realizá-las de modo diferente e até mesmo remoto.

Neste último caso, o empresário delega as atividades administrativas a uma outra empresa que, por sua vez, deverá esclarecer tudo o que dispõe para prestar assessoria remota.

 

Escritório Virtual: O que é? Como funciona?

 

 Escritório Virtual – O que é? Como funciona?

O escritório virtual diferencia-se dos demais em razão de não operar fisicamente nas dependências das organizações que o contratam.

Dessa forma, um mesmo escritório poderá atender diversas corporações, de acordo com a capacidade de serviço que conseguirá administrar simultaneamente. Compreenda algumas características presentes no escritório virtual:

1- Estrutura

Para de fato se configurar um escritório virtual, este deve se comprometer por meio de um contrato próprio a prestar, dentre outros serviços, atendimento à clientela de determinada empresa, receber correspondências variadas, bem como fornecer atendimento telefônico que represente os ideais de cada organização contratante.

As tarefas, contudo, podem ser estabelecidas de modo junto ou separadamente, o que poderá ser definido já no primeiro contato entre as partes.

2- Profissionais envolvidos

Se numa empresa convencional a preocupação com o treinamento dos colaboradores é algo recorrente, no escritório virtual ocorre da mesma maneira.

   
 

Já que trata-se de um estabelecimento que terá de lidar com diferentes culturas organizacionais, este deverá empregar profissionais que além de capacidade técnica tenham flexibilidade para se adequarem aos mais variados tipos de formas de se trabalhar.

3- Tipos de serviços oferecidos

O atendimento telefônico costuma ser um dos serviços mais contratados pelas empresas, de modo que cada uma passa a ter um número próprio, da mesma maneira que ocorreria caso a corporação operasse em uma sede própria.

Além disso, determinados escritórios virtuais têm ampliado o leque de atividades que prestam. Para se ter uma ideia, já é possível contar com o serviço de motoboy em alguns casos específicos.

 

Escritório Virtual: O que é? Como funciona?

4- Ambiente real

Embora seja um escritório virtual, a empresa que contrata esse serviço poderá dispor de uma área física para a realização de diversos eventos, tais como reuniões, confraternizações, dentre outros.

Dessa forma, a organização pode conferir aos colaboradores e até mesmo aos clientes, um ambiente adequado à realização dos mais diversos tipos de encontros. Veja, abaixo, o que observar antes de se contratar o serviço:

a) Solidez no mercado

Da mesma maneira como ocorre com empresas de outros ramos, o escritório virtual deve ser observado de modo minucioso antes de se fechar negócio para contratá-lo.

Embora existam muitos estabelecimentos sérios no mercado, é importante que se aja com bastante cuidado para que não se caia em nenhum tipo de fraude, por exemplo. Procurar informações na internet pode ser um meio de se certificar se o local cumpre com o que promete.

b) Referências de amigos

Se outras pessoas conhecidas já contrataram um serviço semelhante, é hora de se conversar sobre a experiência que cada uma teve.

Com informações sinceras sobre prazos e comprometimento com o trabalho, diminui-se a chance de se contratar uma companhia que não atenda aos anseios da empresa.