Empresa de Limpeza e Conservação: Como Montar?

Veja como abrir uma empresa de limpeza e conservação…

O seguimento de limpeza como um negócio tem crescido muito no Brasil ao longo dos últimos anos. Muitas empresas surgiram em busca de conquistar esse mercado, tornando-se um grande fenômeno entre o setor de Serviços por micro, pequenas e médias empresas. Também existem empresas de grande porte no mercado, e para todas as empresas atuante neste mercado, a disponibilidade de clientes é muito grande.

Os levantamentos estatísticos apontam para uma concentração muito grande de empresas no ramo de limpeza e conservação, com uma média de 13 mil empresas espalhadas por todo o país, proporcionando 1,6 milhões de trabalhadores contratados formalmente. Mais da metade destas empresas, em média 66%, têm no máximo 20 funcionários registrados, sendo que somente 5% delas têm mais de 500 funcionários registrados.

 

Empresa de limpeza e conservação: Como montar?

Empresa de limpeza e conservação: Como montar?

O primeiro passo é buscar fazer um planejamento completo e estabelecer um Plano de Negócios que esteja de acordo com uma empresa de limpeza e conservação. Busque focar nas características do mercado e ser diversificado diante da grande oferta de clientes como público alvo.

Você poderá oferecer serviços para condomínios, residências, escritórios, e empresas em diversos ramos. Para atuar em empresas no ramo industrial, será necessário mais especialização da mão de obra que você irá dispor. Um exemplo seria a mão de obra especializada em uma licitação realizada junto a um hospital.

   
 

Busque definir a verdadeira missão de sua empresa, os princípios, valores, visão, análise de ambiente, somados a um bom desenvolvimento estratégico para agregar uma boa cartela de clientes. O Plano de Negócios de sua empresa deverá ser o mapa e a fórmula de como você irá conduzir sua empresa ao concluir este planejamento.

Consultoria

O segundo passo é buscar consultoria especializada de quem já atua neste ramo, buscando fazer contato com outros empresários que já tiveram ou ainda têm uma empresa de limpeza e conservação. O Sebrae irá disponibilizar todo o apoio necessário para quem deseja empreender com uma empresa neste seguimento.

Saiba o quanto você terá que investir, quais serão as questões legais e os compromissos com clientes e funcionários. É nesta etapa que seu plano de negócios irá ter um embasamento e poderá ser concluído.

Formalização

O terceiro passo é você cuidar da formalização de sua empresa, como já foi mencionado neste artigo, são as micro, pequenas e médias empresas que dominam esse mercado, e a formalização é um critério fundamental para sua empresa conseguir um mínimo de credibilidade no mercado.

A formalização da empresa somado a contratação de mão de obra formalizada e especializada, irá destacar a seriedade de seu compromisso junto a outras empresas sérias. Quanto mais sua empresa de limpeza e conservação apresentar um papel administrativo sério e correto, mais as empresas de outros segmentos irão se interessar pelos seus serviços.

O quarto e último passo é ter uma boa estratégia de marketing para sua empresa prestadora de serviços de limpeza e conservação, buscando a criação de um logotipo simples e marcante. A propaganda é a alma do negócio, então invista em marketing promocional e usufrua das redes sociais, mídias regionais e todo o tipo de propaganda que acabará em seu Plano de Negócios.