Eletrocalha: O que é? Para que Serve?

Saiba o que é eletrocalha e para que ela serve…

É muito comum estarmos passando por um shopping ou dentro de um galpão e observarmos estruturas metálicas no teto e nas paredes. Essas estruturas são cada vez mais comuns em construções modernas civil e industrial.

Mas o que são essas instalações? Geralmente, essas instalações são eletrocalhas e tubulações galvanizadas.

Eletrocalha: O que é? Para que serve?

 Eletrocalha: O que é? Para que serve?

As eletrocalhas são estruturas metálicas em formato de calhas utilizadas para a passagem de fios e cabos de internet, de telefonia e eletricidade. Elas são ótimas para a distribuição de cabos e fios em galpão industrial, comercial, shopping, dentre vários setores da indústria.

Geralmente, todos os tipos de cabos utilizados podem ser distribuídos e sustentados por eletrocalhas, que acabam sendo fundamentais e utilizadas em grande escala.

O processo de fabricação da eletrocalha utiliza chapas de aço SAE 1008/1010, especificados na NBR 11888-2 e NBR 7013, e elas são moldadas em “C” ou em “U”. Elas podem ser perfuradas, permitindo uma maior circulação de ar por entre os cabos e fios.

Para que serve as eletrocalhas?

Dentre as funções de uma eletrocalha, a organização, o grande potencial de distribuição de fios e cabos, a sustentação, a praticidade, a segurança e o custo benefício, são fatores que devem ser destacados.

Elas tendem a ficar sobre o forro ou abaixo da superfície do piso de comércios e indústrias, permitindo uma maior distribuição e pontos de acesso a fios e terminais no processo de construção e manutenção destas redes instaladas.

   
 

Essas instalações que utilizam eletrocalhas, também conhecidas como bandejamento, facilitam em muito a instalação e a manutenção periódica desses cabos de forma rápida e segura.

Em termos de custo benefício, a utilização de bandejamento irá proporcionar economia para a sua obra, em vista de que não será necessário quebrar nenhuma parede para instalar qualquer fiação, permitindo ser retirado ou incluso novos bandejamentos a curto prazo.

Eletrocalha: O que é? Para que serve?

 

Tipos de eletrocalhas

São muitos os formatos e modelos de eletrocalhas utilizados nos comércios e indústria de um modo geral, podendo ser eles: abertos, totalmente perfurados, fechados, lisos, entre outros. Os modelos, incluindo todo o seu dimensionamento, deverão ser específicos para cada projeto de instalação, seja em sua empresa ou indústria, também podendo ser útil em construção civil.

Em um exemplo, várias bandejas perfuradas com seção de 30 cm x 10 cm, somadas a bandejas de 60 cm x 10 cm, são utilizadas para a alimentação elétrica e cabeamento telefônico, telecomunicações e TV a cabo em um prédio residencial.

Neste caso muito comum, esse edifício tem o bandejamento bem visível no estacionamento do subsolo e em áreas externas, mas está presente em todos os andares deste prédio. Dentro dos apartamentos, eles não podem ser vistos devido ao acabamento final, geralmente em gesso, ficando escondidos dentro das paredes.

Caso um proprietário de um dos apartamentos do prédio utilizado no exemplo acima necessite de algum reparo ou manutenção no cabeamento de seu apartamento, o acesso será mais rápido e fácil para os profissionais que irão realizar este serviço, evitando estresse e gastos de dinheiro nesta manutenção.

O custo benefício que as eletrocalhas acabam oferecendo em uma obra acaba sendo muito viável pela economia gerada e por serem instalações mais rápidas de serem concluídas.