7 Dicas para Economizar Água em Casa

Aprenda como economizar água em casa e salve o meio ambiente (e o seu bolso)…

A água é um bem precioso e essencial para a manutenção da vida. No entanto, em muitas regiões, inclusive no Brasil, já há sinais de que ela pode faltar. Por isso, é muito importante a conscientização sobre a necessidade de se economizar água.

Confira agora sete dicas para economizar água em casa. É muito simples!

dicas para economizar água

Como economizar água

7 Dicas para economizar água em casa

Veja algumas dicas especiais para economizar água no seu dia-a-dia e, dessa forma, contribuir com o meio ambiente:

1. Não tome banhos demorados

Em sua casa, estabeleça um tempo que cada pessoa pode demorar no banho. Para facilitar, vale até combinar uma “multa” para quem não respeitar isso. Ainda no banho, desligue o chuveiro enquanto passa o sabonete, pois isso pode reduzir o consumo de quase 200 litros para menos de 50!

2. Veja se não há vazamentos

Certifique-se de que não há nenhum vazamento no encanamento da sua casa. Buracos de poucos milímetros, quando não identificados, desperdiçam muita água;

3. Evite lavar a calçada

Não é necessário lavar as calçadas diariamente, uma vez a cada duas semanas já é suficiente. E, antes de lavar, varra para remover um pouco da sujeira;

4. Reaproveite a água

Colete a água do tanque ou mesmo da chuva, ela pode ser usada para lavar o carro, a calçada ou dar banho nos animais de estimação;

5. Feche as torneiras nos intervalos

Você sabia que uma torneira aberta pode gastar até 20 litros de água por minuto? Deixe as torneiras fechadas enquanto escova os dentes ou lava as louças, fará uma enorme diferença;

6. Não lave o carro com frequência

Procure lavar o seu carro aproximadamente uma vez por mês, principalmente em períodos de estiagem. E, ao invés de usar a mangueira, prefira um balde de água de dez litros, afinal, com a mangueira você vai gastar 60 vezes mais do que isso!

7. Verifique a válvula de descarga

Certifique-se de que a válvula da descarga não está apresentando nenhum vazamento e lembre-se de que acioná-la uma única vez já é o suficiente.

Essas dicas para economizar água precisam ser seguidas durante o ano todo, e não só nos períodos em que as chuvas estão escassas. Se onde você mora a água ainda é abundante, seja consciente, pense no bem comum e adote posturas que economizem.

Ensine seus filhos desde pequenos a economizarem água no cotidiano, afinal, eles são os adultos do futuro e precisam aprender a pensar no coletivo e na própria natureza, que está sendo desgastada por atitudes irresponsáveis.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.