Dicas para Conseguir um Emprego na Crise

Confira várias e excelentes dicas para conseguir um emprego mesmo na crise descarada e turbulenta que o Brasil está passando atualmente…

Quem possui um emprego nos dias de hoje entende que deve mantê-lo firmemente, pois a crise e a recessão estão afetando o dia a dia do consumidor, trazendo apertos no bolso e uma luta para conseguir quitar as contas corretamente.

Contudo, quem está ou ficou desempregado nesse período complicado, não pode pensar com desânimo, e sim optar em seguir dicas para conseguir o emprego desejado mesmo na crise.

dicas para conseguir um emprego na crise brasileira

Como conseguir emprego na crise do Brasil

Crise de empregos no Brasil

Com problemas de crise econômica (e também política, podemos dizer), manter-se no atual emprego se torna um desafio, mas o desafio mais arriscado é procurar um novo emprego.

No mercado de trabalho, crise de emprego quer dizer que há muito mais competição, por menos vagas. Sendo assim, candidatos que perderam o emprego e agora estão à procura de recolocação no mercado de trabalho entendem que existem muito mais candidatos qualificados.

Duas situações ocorrem:

Sem crise: o mercado de trabalho está altamente vantajoso e empresas contratam até pessoas abaixo da média de capacitação e habilidades;

– Com crise: o mercado de trabalho é mais difícil e empresas contratam pessoas altamente qualificadas e desistindo de pessoal abaixo da média de capacitação e habilidades.

Com um cenário que tende a piorar, buscar soluções para conseguir um emprego na crise é necessário.

Por isso:

Pratique o autoconhecimento e qualifique-se!

Dizem que informação é poder. E essa frase, com certeza, deve fazer parte de sua nova vida em busca de um novo emprego mesmo na crise.

Praticar o autoconhecimento é avaliar quais são os seus talentos, habilidades e pontos fortes. Só assim será fácil notar qual tipo de trabalho lhe agrada, principalmente para combinar com seu jeito de ser. Fazer o que gosta possibilita um desempenho acima da média e um maior tempo de permanência no emprego.

Se você está desempregado?entrada no seguro desemprego de acordo com as novas regras e aproveite o tempo livre para manter-se atualizado: realize cursos gratuitos presenciais ou pela internet, leia livros e arquivos de cursos profissionalizantes, entre outros. Aumente sua competência profissional em áreas que ache atrativas.

Dicas para conseguir um emprego na crise

Após as duas dicas acima, você também pode optar por outras ideias para se destacar no mercado de trabalho e conseguir a vaga de emprego que deseja:

Atualização de currículo: dica essencial, pois a maioria encaminha um documento sem atualização para empresas e agências de emprego. Os recrutadores dão muita importância ao currículo quando estão fazendo a seleção!

– Se você precisa de um currículo para já, a solução mais rápida e eficiente é baixar um modelo de currículo e apenas preencher.

– Utilizar a internet como ferramenta de busca de empregos: redes sociais e sites próprias para empregos são ótimas estratégias para encontrar um emprego mesmo na crise.

– Foque-se nas oportunidades que deseja: evite enviar interesse para qualquer oportunidade que surgir, já que dificilmente isso será útil.

– Bom relacionamento com amigos e outras pessoas: um amigo seu poderá lhe indicar para uma vaga em aberto, assim como você mesmo pode auxiliá-lo futuramente.

– Tenha paciência: seja proativo e não se desespere. Ficar em casa esperando uma vaga cair do céu é complicado, por isso seja persistente!

– Busque por empresas que tenham valores e cultura semelhantes a sua.

– E claro, seja autêntico. Não tente parecer outra pessoa caso uma entrevista de emprego surja. Seja você mesmo!

Pronto para aplicar essas dicas para conseguir um emprego mesmo na crise? Então mãos à obra e boa sorte!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.