Curso de Martelinho de Ouro: Onde Fazer?

Veja onde fazer um curso de martelinho de ouro…

Popularmente conhecido como Martelinho de Ouro, a técnica de funilaria artesanal criada na década de 70 ganhou fama inicialmente na cidade de Taubaté, em São Paulo. Diferente da maioria dos métodos de funilaria, a funilaria artesanal é bastante famosa no país por desamassar carros sem que a pintura seja danificada, causando uma certa economia para o proprietário do veículo.

A história conta que o funileiro Pedro Santana, também conhecido por “Pedrinho”, foi o precursor da técnica, embora não haja registros que comprovem essa afirmação. Mas o nome “Martelinho de Ouro”, que foi utilizado inicialmente por ele, ficou tão famoso no Brasil que hoje em dia a maioria das funilarias nomeiam o serviço com esse nome. Há ainda estabelecimentos que utilizam o nome criado por Pedrinho, que em 2010 conseguiu após uma longa disputa, oficializar o nome da empresa e criar uma grande franquia chamada de Martelinho de Ouro.

Curso de martelinho de ouro: Onde fazer?

 O que é o Martelinho de Ouro?

A funilaria artesanal é tão eficaz que na maioria das situações o veículo consegue ter 100% de sua lataria recuperada. A única situação em que essa porcentagem cai é quando o veículo já possui danos na pintura que foram causados anteriormente ao serviço de funilaria artesanal.

   
 

Essa técnica consiste na aplicação de pressão de forma suave na parte de trás da lataria do veículo com o objetivo de desamassar o metal até o seu estado inicial. Para isso, o funileiro conta com ferramentas especiais desenvolvidas exclusivamente para a funilaria artesanal. Com o passar do tempo, a técnica virou até mesmo profissão e hoje em dia é possível realizar curso de Martelinho de Ouro.

Mas para que haja profissionais especializados na técnica, é preciso haver cursos que formem esses profissionais. Por isso, hoje em dia é possível encontrar diversos lugares que oferecem cursos para quem quer aprender a técnica do Martelinho de Ouro.

Curso de Martelinho de Ouro – Onde fazer?

Isso dependerá exclusivamente do lugar que você mora, mas a maioria dos centros de formação para mecânicos e funileiros oferecem esse curso. Contudo, há ainda a opção para quem deseja realizar esse curso sem sair de casa, que é o curso de Martelinho de Ouro online.

Alguns sites especializados no assunto oferecem o curso totalmente online, onde o aluno nem mesmo precisará se preocupar em se deslocar até o curso. Há uma grande variedade de empresas que oferecem o curso pela internet, sendo que algumas delas cobram pelo curso, enquanto outras oferecem o curso de forma gratuita.

Como opção desse curso online e gratuito temos os seguintes sites:

– WR Educacional;

– Cursos Grátis Online.

Mas se você deseja ter uma experiência presencial ao realizar esse curso, você ainda pode contar com o apoio do governo federal através do programa chamado Pronatec, que oferece esse curso em algumas cidades do país de forma gratuita.

Já nas instituições educacionais privadas, o curso sai em média R$ 900, podendo ser mais barato ou ainda mais caro dependendo da sua localização. A vantagem é que ele é mais fácil de ser encontrado e possui uma garantia ainda maior de certificação que qualquer outro sistema.