Cozinha Saudável: Dicas para Preparar Alimentos mais Leves!

A busca por uma alimentação mais saudável vem crescendo no Brasil nos últimos anos, seja por estética, para emagrecer ou por problemas de saúde. E como bem sabemos, um dos grandes vilões da alimentação saudável são as frituras, sejam elas de qualquer tipo, de uma batata frita a um bife frito com muito óleo.

Porém, os adeptos da cozinha saudável já descobriram que existem diversas formas de preparar alimentos mais leves – usando uma fritadeira sem óleo, por exemplo – e que ficam tão gostosos quanto feitos da maneira tradicional. E o melhor de tudo, quase todos os alimentos que são feitos com óleo podem ser feitos com um substituto saudável para o óleo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo, que falaremos mais sobre como preparar alimentos mais saudáveis!

cozinha saudavel dicas para preparar alimentos mais leves

Cozinha Saudável

Cozinha Saudável: Dicas para Preparar Alimentos mais Leves!

Arroz sem óleo

O arroz é um dos principais alimentos do dia a dia, já que oito em cada dez pratos com certeza vai ter arroz, e muitas vezes ele é feito com uma quantidade grande de óleo, que seria maior que a quantidade mínima recomendada por dia. Mas você sabia que é possível fazer um arroz soltinho e saboroso mesmo sem óleo?

Uma das alternativas é panela elétrica de arroz, em que só é preciso colocar sal, arroz, água e pronto, basta ligar que seu arroz ficará pronto em alguns minutos. Mas se você não tem uma panela elétrica, é possível fazer arroz sem óleo da maneira tradicional mesmo.

Basta que você coloque o arroz e água em uma panela com fogo baixo e deixe que a água seque, depois que ele estiver seco,  você deve acrescentar os temperos do seu gosto e mexer bem. Coloque água novamente até que ele cozinhe, e pronto logo você terá arroz fresquinho e saudável sem óleo.

Fritadeira sem óleo

A fritadeira sem óleo é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores aliadas de quem gosta de frituras, mas quer fazer alimentos mais leves para as suas refeições. Isso porque, na fritadeira sem óleo é possível que você faça tudo, batata frita, frango frito, bolinhos, bife e todos os outros alimentos que você prepararia no óleo.

Na fritadeira sem óleo eles são fritos no vapor e por isso continuam com a mesma crocância como se tivesse sido fritos com óleo, porém muito mais saudáveis.

Alimentos grelhados

Substituir as frituras por alimentos grelhados é uma outra maneira de ter uma alimentação mais leve e saudável, mas em muitos casos as pessoas mesmo na hora de grelhar alguma coisa colocam um pouquinho de óleo para untar a forma.

A dica para substituir o óleo é simples, troque por azeite, uma vez que esse é mais saudável. Mas mesmo assim não exagere na quantidade. Uma outra dica é utilizar panelas anti aderentes que não grudam os alimentos e não precisam de óleo para que eles sejam grelhados.

Ter uma alimentação saudável não é fácil, mas também não é tão complicada quanto parece, algumas substituições simples já fazem diferença no seu dia a dia e ao longo do tempo farão uma grande diferença na sua vida. Então sempre que puder opte por alimentos mais leves e que não levam óleo no seu preparo. Até a próxima!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.