Consórcio: O que é e cuidados antes de contratar

Saiba o que é e como funciona um Consórcio, e os cuidados que você deve ter antes de contratar um plano…

Quem pretende conseguir juntar dinheiro para comprar uma casa, um carro, ou mesmo para ter um capital extra, sabe da importância de ter dedicação, seriedade e compromisso para conseguir juntar a quantia necessária para conseguir cumprir seu objetivo.

Acontece que existem algumas situações em que o autocontrole não é assim tão forte, e acaba sendo necessário conseguir técnicas diferentes para juntar o dinheiro sem se preocupar em gastar ele em qualquer eventual situação. Para esses casos, o consórcio acaba sendo uma excelente opção.

Consórcio

Consórcio – O que é e como funciona

Como funciona um Consórcio

Na verdade, é preciso lembrar que consórcio é um planejamento a longo prazo feito com base no projeto de ser praticamente uma poupança para comprar algum bem ou serviço.

A diferença é que o consórcio, enquanto está sendo pago, não oferece a possibilidade de resgate a qualquer momento, sendo que isso acaba motivando a pessoa a manter o pagamento em dia e aguardar até a hora certa de retirar o dinheiro.

É claro que, em situações de emergência, é possível vender o consórcio para alguém assumir as prestações. Mas, ainda assim, o plano original do consórcio é possibilitar uma carta de crédito que dará o direito de comprar o bem esperado depois de algum tempo.

Abandone os juros do financiamento

Outro ponto importante no consórcio é a ausência de juros, ou seja, ele é um tipo de transação comercial em que você paga exatamente o que pretende investir. Com isso, ele se torna uma transação mais transparente, segura e livre das taxas que tendem a ser cada vez mais altas devido à situação da economia atual.

Através do consórcio, você estará, de certa forma, associado a várias outras pessoas que também estão no mesmo plano de consórcio que você. Essas pessoas serão importantes não apenas para legitimar o consórcio, mas também para dar o subsídio necessário para os casos de quem é contemplado antes do tempo.

Confie, mas sempre desconfie…

Apesar de todas as vantagens do consórcio, vale lembrar que o ideal é utilizar o serviço de alguma empresa que tenha tradição e que comprove seu compromisso em restituir o dinheiro no final do período. Além disso, leia com atenção as cláusulas referentes ao resgate, pois, em alguns casos, não é possível recuperar o dinheiro sem comprar algo, o que pode complicar sua situação.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.