Como Montar uma Loja Virtual?

Saiba como montar uma loja virtual e comece a vender pela internet…

Uma saída que muitos encontram para driblar a crise é empreender. Porém, a cautela para não “meter os pés pelas mãos” costuma fazer com que as pessoas optem por negócios que não exigem um investimento inicial muito grande, como é o caso das lojas virtuais.

Existem hoje lojas dos mais variados produtos, direcionadas a todo tipo de público. Se você está pensando em aventurar-se nessa nova empreitada, listamos abaixo algumas dicas para garantir que a sua loja funcione como o esperado.

Como montar uma loja virtual

como montar uma loja virtual dicas

Como montar uma loja virtual

1. Mantenha o foco

O mundo de hoje oferece toneladas de informações o tempo todo e, se você não souber exatamente o que quer, poderá acabar perdido no meio de tantas opções e não chegará a lugar nenhum. Defina um planejamento e metas e tente cumpri-las.

Normalmente, as pessoas que estão começando no ramo, abrem primeiramente uma loja virtual pequena. Busque informações para empreendedores pequenos como você, pois assim você evita perder tempo e dinheiro.

2. Conheça a lei

O ambiente virtual, ao contrário do que muita gente pensa, não é “terra de ninguém”. Existem leis que regem as transações de e-commerce e você precisa ter em mente que qualquer transação comercial requer emissão de notas fiscais.

Enquanto o seu volume de vendas é pequeno, você poderá utilizar o emissor gratuito da receita (à medida que as vendas aumentam, você precisará instalar um programa específico para isso). Além disso, uma empresa precisa estar legalizada. Se o seu faturamento mensal não ultrapassar os R$ 5.000,00, você poderá optar pelo sistema MEI.

     

3. Plataforma

A escolha da plataforma na qual funcionará sua loja virtual influenciará diretamente no sucesso dela. Nossa hora, a expressão de que a primeira impressão é a que fica faz todo o sentido.

Cuide para que o layout tenha a cara do seu público-alvo e ofereça diversas opções para pagamento e formas de entrega. Dessa forma, o seu cliente se sentirá mais seguro e acolhido e as chances de conversão se tornarão maiores.

4. Marketing e suporte aos clientes

Você precisará investir um pouco também em propaganda para fazer com que sua loja virtual se torne conhecida. Trata-se de estar presente nas redes sociais e lançar algumas campanhas que o farão chegar direto a pessoas que têm o perfil de quem se interessa pelos seus produtos.

Além disso, pense a respeito de disponibilizar uma linha telefônica para atendimento (há pessoas que ligam para ver se a loja existe de fato). Dessa forma, quando a pessoa ligar e for atendida por você, as chances de gerar uma conversão serão ainda maiores.

Também é necessário oferecer um suporte ao cliente, caso ele tenha algum eventual problema com o seu produto. Tudo isso mostra o quanto você não está preocupado em simplesmente vender, mas em satisfazer as expectativas do seu cliente.

Seguindo os passos acima, você poderá montar a sua loja virtual e começar a vender agora mesmo. É importante também tirar quaisquer dúvidas relacionadas à documentação com um contador de confiança, para que não haja surpresas e problemas com o fisco mais tarde.

5. Como montar uma loja virtual – Franquia

Se você deseja montar a sua loja virtual, mas não quer se preocupar com matéria-prima, fornecedores, estoque e folha de pagamento, saiba que existe a possibilidade de investir em uma franquia, onde você não precisa perder tempo nem esquentar a cabeça com nada disso.

Umas dessas opções é a franquia do site Camisetas da Hora, onde você fica responsável apenas pela divulgação da sua loja virtual, sem ter que se preocupar com toda a burocracia que envolve o comércio eletrônico.

Para saber mais sobre esse modelo de franquia, clique aqui.