Como Instalar Esquadrias de Alumínio?

Saiba como instalar esquadrias de alumínio…

O uso de esquadrias de alumínio nas janelas ou portas de sua residência pode tornar o ambiente muito mais bonito, sofisticado e agradável.

E se você ainda não adquiriu as suas por não saber como instalá-las, esse não será mais problema: confira neste artigo como realiza a instalação de esquadrias de alumínio.

Como instalar esquadrias de alumínio?

Como Instalar Esquadrias de Alumínio?

Materiais necessários

O primeiro passo é escolher a esquadria de alumínio com base no local e espaço para a aplicação, seja uma porta ou janela.

Lembre-se ainda que o vão por onde a esquadria deverá ser instalada precisa ter, pelo menos, de 2 a 3 cm a mais de cada lado.

Os materiais que você precisará ter em mãos para fazer a massa de fixação da esquadria de alumínio são: cimento, areia, cal e água. Para preparar é simples: misture cerca de oito medidas de areia para cada uma de cal e cinco de cimento.

Além disso, separe também os seguintes materiais: pregos, massa corrida e alguns pedaços de madeira.

Ferramentas utilizadas

Já as ferramentas que você precisará ter para realizar o procedimento de instalação da esquadria de alumínio são: trena, nível, lápis, espátula, prumo, desempenadeira dentada, martelo, chave de fenda, talhadeira, óculos de proteção, estilete, caixa de massa, máscara, alicate e luvas apropriadas.

Passo a passo – Como instalar as esquadrias de Alumínio

Antes mesmo de começar o procedimento, tenha a certeza de que a base do vão da janela ou porta esteja bem nivelada.

Isso feito, o primeiro passo para instalar esquadrias de alumínio é fazendo as devidas marcações.

   
 

Verifique na embalagem do produto qual é a posição correta e, com as grapas identificadas, levante as mesmas e meça a distância que fica entre cada uma delas. Comece esse procedimento de baixo para cima e, depois, marque com um lápis também as medidas das laterais do vão.

Com o martelo e a talhadeira, crie pequenos buracos nos locais já marcados anteriormente, para que seja possível encaixar as grapas.

Como Instalar Esquadrias de Alumínio?

Criando a massa para aplicação esquadrias de alumínio

Agora chegou a hora de criar a massa para a aplicação. Misture o cimento, areia, água e cal até chegar a uma massa firme, de caráter pastosa e homogênea.

Depois, use a desempenadeira dentada para a aplicação da mesma no vão. Isso feito, chegou a hora de encaixar a esquadria. Tome cuidado e posicione-a no mesmo sentido visto anteriormente na embalagem.

Coloque primeiro a base na massa, e aos poucos, vá encaixando suas grapas nos espaços que abriu com o martelo e talhadeira. Com essa parte finalizada, é hora de nivelar a sua esquadria de alumínio.

Para essa ação, utilize o nível e prumo, certificando-se de que ela esteja completamente nivelada.

Esse passo é fundamental para evitar problemas de fechamento e abertura após a instalação da
mesma.

Para evitar desperdício da massa de aplicação e sujeiras como um todo, coloque os pedaços de madeira na parte da frente e nas laterais da esquadria, o que vai garantir que ela não se mova de jeito nenhum.

Fixação da Esquadria de Alumínio

Agora, basta fixar a esquadria. Comece sempre do lado oposto das madeiras e preencha o vão com massa, tendo a ajuda da espátula.

Faça de ambos os lados, tire as madeiras e pronto: sua esquadria de alumínio estará pronta! Tire a proteção da esquadria com chave de fenda, elimine as tirinhas de plástico com o estilete e finalize a parede da forma como preferir!