Como Identificar Celular Falso

Saiba como identificar celular falso e evite surpresas e decepções na hora de comprar um smartphone novo…

Comprar ou presentear alguém com um aparelho falso é realmente frustrante. Não é de hoje que alguns comerciantes buscam formas de enganar o consumidor e enviar produtos pirateados, em algumas circunstâncias até pelo preço de um original.

É por isso que vamos dar algumas dicas de como identificar um celular falso e fazer a verificação para saber se ele é realmente genuíno, ou trata-se de uma mera cópia.

Como Identificar Celular Falso

como identificar celular falso samsung

Celular Falsificado Samsung Galaxy

Se estiver muito barato, desconfie!

As diferenças de preço de uma loja para outra existem, entretanto elas não são tão “gritantes” assim, é claro que se encontramos o aparelho que estamos interessados em comprar por um preço muito abaixo do mercado devemos desconfiar.

Outra dica importante é que ao receber o aparelho em mãos, você deverá retirar a bateria (se removível) e verificar o selo da Anatel.

Qualidade dos materiais utilizados

Aparelhos de marcas como Samsung, Motorola, LG entre outras, possuem um acabamento refinado e contam com materiais de qualidade. Procure observar a posição das teclas físicas (caso houver), a qualidade da tela e também o peso do aparelho. É comum que aparelhos falsificados apresentem um menor peso e a aparência de suas teclas e telas sejam mais discrepantes.

As logomarcas também costumam denunciar os aparelhos falsificados. Observe se elas saem muito facilmente, ou se a fonte das letras é diferente. Se a tela for touchscreen, experimente fazer um teste de resposta ao toque, se estiver muito lento ou impreciso (mesmo após a calibragem), pode ser um indício de que você adquiriu um aparelho falsificado.

Tire uma foto utilizando a câmera do aparelho e verifique se a qualidade é compatível com as especificações do fabricante, por exemplo, um Samsung Galaxy S4 possui uma câmera de 13MPx.

Verifique a instalação dos aplicativos e softwares

Mesmo com todos esses cuidados, às vezes pode acontecer de algo passar despercebido e você se convencer de que não há nada de errado com a parte exterior, portanto, faça uma verificação dos softwares e aplicativos instalados. É comum que os aparelhos piratas tentem imitar o software original, por isso fique atento aos pequenos detalhes na interface.

Note que as maiorias dos smartphones falsificados possuem um sistema rudimentar e até mesmo alguns aplicativos instalados, mas a baixa definição de sua tela e ícones um pouco diferentes do esperado não serão capazes de enganar o usuário que estiver atento a esses detalhes por muito tempo.

As fontes das letras de aparelhos originais são muito suaves, normalmente os pirateados não apresentam essas características.

Faça um benchmark do processador

Nada melhor do que verificar o desempenho do processador do seu smartphone recém adquirido, o Antutu é um excelente aplicativo para essa funcionalidade. Ele exibe informações precisas para sabermos se o dispositivo instalado possui a velocidade anunciada pelo fabricante original. É muito importante que você consulte o site oficial do fabricante e confira as especificações do produto para ter certeza.

Se os resultados forem muito diferentes do esperado, certamente não se trata de um produto original.

hiphone iphone falsificado pirata

iPhone verdadeiro x falsificado/pirata

IMEI – A sequência de números

Muita gente não sabe, mas o IMEI é um código que constitui em uma sequência numérica que todo o celular de fábrica possui. Os celulares piratas não possuem o IMEI ou vem com o número clonado.

Para fazer essa verificação digite no discador *#06# e a combinação de números aparecerá em sua tela. Após isso acesse: http://www.imei.info/. Basta preencher o campo em branco com a sua combinação e verificar se as características do telefone batem.

Certamente com algumas dessas dicas você poderá diferenciar qualquer aparelho falsificado de um verdadeiramente original. Apesar de simples, são procedimentos muito importantes e úteis para esses casos e que permitirão sanar qualquer tipo de dúvida por conta do usuário ou consumidor.

Se o seu celular está apresentando problemas de funcionamento então é hora de consultar uma assistência técnica especializada para fazer o conserto!

O site Conserte Celular disponibiliza aos seus visitantes a relação completa de endereços, telefones e horários de funcionamento de alguns estabelecimentos que realizam a manutenção nas mais diferentes cidades espalhadas pelo Brasil. Você também encontra informações sobre autorizadas de determinadas marcas como Sony, LG, Samsung, Motorola e outras, consulte!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.