Como Funciona um Consórcio de Imóveis?

Saiba como funciona um consórcio de imóveis e veja o que você deve observar antes de contratar um plano…

Uma das necessidades mais básicas do ser humano é a habitação. Desde os tempos primitivos, o homem já procurava a melhor caverna disponível para se abrigar e, ali, se estabelecer. A civilização evoluiu, mas a garantia de um teto continua sendo um dos objetivos principais na vida de qualquer um.

Entretanto, esse sonho da casa própria encontra lá seus obstáculos, e o principal deles é o alto valor dos imóveis. Cada vez mais valorizados, seja nas grandes metrópoles, nas cidades menores ou no campo, esses imóveis, muitas vezes, estão distantes da realidade financeira de boa parte da população. Diante desse quadro, surge uma boa alternativa: o Consórcio de Imóveis.

como funciona um consorcio de imoveis

Consórcio Imobiliário – O que é e como funciona

Consórcio de Imóveis – Como funciona?

A modalidade de consórcio não é nova no mercado, porém, atualmente, o consórcio de imóveis vem se consolidando como a melhor alternativa para adquirir um imóvel novo ou usado, seja residencial ou comercial.

Quando você adquire uma cota, ou seja, uma parte do bolo, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, e juntos farão parte de uma espécie de poupança, que só se encerra quando todos atingirem seu objetivo.

Contemplados por sorteios e lances

Cada participante contribuirá com parcelas mensais e, a cada mês, haverá um contemplado, através de sorteio, que receberá uma carta de crédito para que possa adquirir seu imóvel, antes mesmo do término de suas prestações.

Também é possível dar lances a cada mês ou, ainda, utilizar o saldo do FGTS para antecipar o prazo final. O consorciado contemplado, por lance ou sorteio, continuará pagando as parcelas combinadas até o fim do contrato e, nesse período, o imóvel ficará alienado à administradora do Consórcio.

Regulamentação do Consórcio de Casas

Quem regulamenta o setor é o Banco Central, que fiscaliza e autoriza as administradoras. As administradoras são empresas que podem ser específicas desse setor ou, ainda, vinculadas a bancos e outras instituições financeiras.

Portanto, se você está pensando nessa modalidade, o primeiro passo é encontrar uma administradora idônea, com histórico nessa área de atuação, e ficar atento ao contrato proposto. Pesquisar com outros clientes também é uma boa opção.

Atrativo pelas baixas taxas de juros, o Consórcio de Imóveis pode te ajudar a realizar o sonho do imóvel próprio!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.