Como Fazer Estufas Agrícolas Passo-a-Passo

Aprenda como fazer estufas agrícolas passo-a-passo…

Normalmente usadas como forma de proteger a vegetação de fatores externos – clima, geada, granizo, animais – e também como meio de plantio, as estufas agrícolas são essenciais e atendem demandas profissionais e caseiras.

como fazer estufas agricolas passo a passo cultivo de plantas e flores

Como fazer estufas agrícolas

Como fazer estufas agrícolas?

Confira abaixo algumas dicas de como construir e manter sua própria estufa agrícola:

Localização

A estufa deve receber grande incidência de luz solar na parte da manhã para que as plantas desenvolvam seu processo de crescimento e produção. A drenagem do solo também é importante uma vez que o nível do solo permita que a água da irrigação ou da chuva escoe mais facilmente.

Também é recomendado que a estufa tenha conexão com energia elétrica para o processo de resfriamento ou aquecimento do local.

Modo de construção da estufa

É possível criar sua estufa com matérias bem acessíveis em diversas lojas de agricultura. O procedimento envolve trabalho de carpintaria e construção e o primeiro passo é medir o local, sendo o tamanho médio entre as construções em cerca de 2,4 x 1,8 m.

Caso você não tenha experiência é recomendado a utilização de um kit para construção de estufas. O suporte pode ser realizado a partir da própria edificação próxima, usando a parede como apoio. Uma dica que ajuda a manter a temperatura da estufa estável é o recurso de construir o suporte com tijolos tradicionais.

Cobertura e fundação da estufa agrícola

Para cobrir a estufa são indicados diferentes materiais como: polietileno, que são mais baratos do que o vidro e apresentam função similar; filmes plásticos, que devem ser lavados frequentemente e trocados e cada três anos; e plástico de dupla camada, que poupa energia.

É interessante realizar uma camada de cascalho no chão para firmar os suportes. Para fundações sólidas é recomendado o despejo de concreto no local.

Temperatura dentro da estufa

Para manter a temperatura estável na estufa é necessário ter muita atenção. Ventiladores laterais devem ser acoplados para garantir a constante refrigeração e distribuição do aquecimento no inverno. Saídas de ar no teto devem ser ajustáveis para que possam ser abertas durante o verão.

Aquecedores elétricos também são recomendados para completar o aquecimento necessário – uma vez que a incidência solar não demanda o calor total necessário.

Construção das Estufas Agrícolas Passo-a-Passo

Veja, abaixo, o passo-a-passo para a construção das estufas agrícolas, neste vídeo gravado por Anderson Balco:

 

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.