Como Fazer as Unhas Sozinha: Passo-a-Passo

Como fazer as unhas sozinha – Aprenda o passo-a-passo para fazer as unhas sozinha e bem feitas, como se tivessem sido feitas na própria manicure.

Nem sempre o orçamento nos permite ir até salões de beleza para cuidar de nossas mãos e pés, e acabamos fazendo a unha em casa nós mesmas. No entanto, na grande maioria das vezes, o resultado não chega nem perto de quando nós pintamos a unha no salão, não é mesmo?

Mas não se desespere! Com algumas técnicas simples, é possível fazer as unhas igual a manicure, e ainda economizar um bom dinheiro com isso. Confira!

Como fazer as unhas sozinha

como fazer as unhas sozinha

Como fazer as unhas sozinha

Veja o passo-a-passo para fazer as unhas bem feitas em casa, como se você estivesse no salão de beleza, mas com a vantagem de não gastar muito dinheiro com isso.

Preparando as unhas para pintar

Antes de qualquer coisa, para hidratar a pele você pode fazer uso diário de um creme redutor de cutículas, o que facilita os trabalhos mais a frente também. Assim, quando você for pintar as unhas, basta empurrar e remover o excesso de cutícula com a cureta.

A cureta – feita de aço inoxidável, substitui o alicate e diminui bastante o risco de algum corte durante o manuseio.

Lixar as unhas corretamente

Ao lixar as unhas, você deve fazer movimentos leves e ritmados, além de manter a lixa de frente para a unha. Assim, você acerta o formato das unhas e não prejudica as camadas de proteína das unhas.

Essas camadas – de queratina, são responsáveis por impedir que a unha fique quebradiça e frágil. Portanto, é sempre recomendável lixar suavemente as unhas.

 

escola das unhas

Polir as unhas faz mal?

Se as unhas forem polidas com frequência, sim. Isso pode tornar as unhas frágeis. Por isso, escolha polir as unhas apenas quando elas estiverem com uma aparência ondulada, descamando ou quando você for passar um esmalte claro (para que a cobertura e a textura fiquem iguais).

Caso você tenha uma cutícula sensível e/ou uma unha frágil, é aconselhável aplicar óleo secante nas unhas, antes de polir.

Passar base antes do esmalte

É sempre recomendável aplicar a base antes do esmalte, porque além de ela facilitar a sua remoção depois, ela ajuda a proteger as unhas das manchas causadas por ele.

Para isso, basta passar uma fina camada de base incolor ou transparente (podendo utilizar uma base fortalecedora, inclusive).

Como pintar as unhas com a mão esquerda

Caso você seja destra, pintar a unha com a mão esquerda é um verdadeiro desafio, não é verdade? O mesmo acontece com quem é canhota, ao pintar as unhas com a mão direita. No entanto, existe uma técnica bem simples para facilitar esse trabalho.

O segredo é apoiar o dedo anelar sobre a mesa, enquanto o polegar e o indicador seguram o pincel do esmalte. Simples, não é mesmo? E funciona! 🙂

Como passar o esmalte corretamente

Na hora de passar o esmalte, coloque uma quantia suficiente do produto no pincel, para cada unha, e movimente sempre o pincel na vertical, de onde a unha nasce até chegar na ponta.

Faça isso levemente, no máximo por duas vezes, para não retirar, marcar ou manchar o esmalte.

Segunda camada de esmalte

A segunda demão do esmalte deve ser aplicada apenas com esmaltes escuros. A primeira camada deve cobrir a unha por inteiro, e a segunda deixar a textura homogênea e reforçar a cor do esmalte.

Caso o esmalte seja de baixa qualidade, talvez seja necessário aplicar até uma terceira camada.

Esmalte claro que não mancha?

O grande segredo para não manchar o esmalte claro é passar, por primeiro, uma camada de cintilante claro na unha.

Com isso, não há riscos de você ter o esmalte claro manchado no final.

Tirar o excesso de esmalte das unhas

Para ter um acabamento profissional, você precisa retirar o excesso de esmalte enquanto estiver pintando as unhas. Assim, fica mais fácil (e bonito).

como fazer as unhas sozinha unhas profissionais em casa

Se você deixar para tirar o esmalte com a pintura seca, além de ser mais difícil, você pode acabar borrando as unhas ou retirando esmalte demais.

Limpar borrões de esmalte

Depois de aplicar óleo secante na unha, pegue um palito envolto em algodão e removedor de esmaltes (fina camada) e aplique sobre a pele.

No entanto, ao invés de esfregar o palito, gire-o para retirar o esmalte que está ao redor das unhas.

O que fazer para o esmalte durar mais?

Para o esmalte durar mais tempo na unha, basta aplicar uma mão de extrabrilho (que forma uma espécie de película sobre as unhas).

O extrabrilho evapora rápido, o que torna a secagem do esmalte mais rápida também, fazendo com que a pintura fique inteira e brilhante por mais tempo.

Como fazer as unhas sozinha – Spray ou óleo secante?

Ambos têm resultados semelhantes. O óleo secante hidrata a cutícula e impede que sujeiras grudem na pintura. Já o spray congela a película de esmalte, tornando a secagem mais rápida.

Caso você escolha o spray secante, aplique-o a mais ou menos um palmo de distância da unha – em apenas uma borrifada, para que não prejudique o brilho do esmalte.

Como pintar as unhas sozinha corretamente

Confira neste vídeo do canal Vício de Menina, como fazer as unhas sozinha corretamente:

Agora que você já sabe como fazer as unhas sozinha, compartilhe este artigo com suas amigas para que elas aprendam também! 🙂

*Veja também: Como Fazer Unhas Profissionais em Casa

Via: Uol

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.