Como Evitar Alergias Respiratórias: Ácaros e Fungos

Aprenda como evitar ou diminuir as alergias respiratórias combatendo ácaros e fungos dentro da sua casa…

Quem sofre com algum tipo de doença respiratória como asma, rinite, ou mesmo com inúmeras inflamações da garganta, pode se beneficiar bastante das dicas contidas neste artigo.

Muitas vezes acabamos apenas tratando os sintomas das doenças com medicamentos, e nos esquecemos de combater a possível origem das alergias dentro da nossa própria casa, em nossa cama, nos travesseiros, nos sofás, almofadas, carpetes etc.

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para prevenir a proliferação de ácaros e fungos e, com isso, evitar ou diminuir as reações alérgicas:

como evitar alergias respiratorias combatendo acaros e fungos colchoes travesseiros carpetes acaricida

Como evitar reações alérgicas dentro de casa

Como evitar alergias respiratórias combatendo ácaros e fungos

Os ácaros são os principais responsáveis pelas reações alérgicas nas pessoas que já possuem algum tipo de doença respiratória, como asma ou rinite. Por isso, é necessário higienizar corretamente os objetos que utilizamos no dia-a-dia, como travesseiros, colchões, cobertores etc.

O travesseiro, por exemplo, quando está com aproximadamente dois anos de uso, fica mais pesado, não fica? Isso se deve ao fato de acumular, dentro dele, esqueletos e fezes de ácaros, o que acabamos respirando toda a noite, quando dormimos! Por isso, é essencial que o travesseiro seja trocado a cada 2 anos.

Uma alternativa simples – que deve ser utilizada sempre, inclusive, é a colocação de capas antiácaro nos travesseiros. Essas capas possuem vedação completa e impedem o contato do nosso organismo com os ácaros depositados no travesseiro.

Os colchões, por outro lado, também são grandes acumuladores de ácaros. No entanto, estes devem ser trocados a cada 10 anos aproximadamente, para evitar a proliferação de ácaros e fungos. Além disso, também existem capas antiácaros para colchões, que podem e devem sempre ser utilizadas para garantir uma maior proteção.

Edredom ou Cobertor?

Sempre prefira utilizar edredons, ao invés de cobertores, pois estes últimos acumulam muito mais fungos e ácaros do que os edredons.

Portanto, caso você já tenha alguma predisposição a alergias respiratórias, procure sempre optar por edredons.

Lavagem dos travesseiros

Muita gente tem a ilusão de que lavando o travesseiro e deixando-o secar, faz com que o sol elimine todos os ácaros que existem nele. No entanto, isso não é verdade!

Quando você lava o travesseiro e coloca-o no sol, apenas uma parte dos ácaros são eliminadas. Além disso, o travesseiro geralmente fica úmido por dentro, o que ocasiona o aumento da concentração de fungos e ácaros, ao invés de elimina-los de vez.

Portanto, quando precisar lavar o travesseiro, prefira sempre utilizar a lavagem a seco.

Limpeza de carpetes e tapetes

O carpete é um grande inimigo de quem tem problemas respiratórios, pois ele acumula uma grande quantidade de ácaros, fungos e bactérias. Por isso, é muito importante manter carpetes e tapetes sempre limpos e, de preferência, utilizar algum produto para ajudar na eliminação dessas pragas, como um acaricida ou fungicida.

Assim, é recomendável passar o aspirador de pó nos carpetes e tapetes uma vez por semana, e aplicar uma solução acaricida uma vez por mês.

Solução Acaricida

O acaricida é uma solução eficiente para reduzir o número de ácaros em até 87%, e possui versões industrializadas e também pode ser feito em casa. Uma versão bem popular do acaricida é a Solução ADF Plus, da Alergoshop, que você pode encontrar à venda nas grandes lojas do varejo e no próprio site do fabricante.

Já a solução acaricida caseira pode ser feita misturando 200ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água.

Fonte: Bem Estar

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.