Como Cuidar de Violetas: Guia Especial

Veja algumas dicas de como cuidar de violetas neste guia especial…

Originárias do continente africano, as violetas são encontradas com facilidade em quase todos os países. Famosas por seus tons em lilás, seu perfume é mais suave que outras flores e elas podem chegar a até 20 cm de altura.

Como todas as plantas, alguns cuidados especiais são necessários para garantir o bom desenvolvimento da violeta e mantê-la sempre bela. Muitas pessoas são fãs desta flor pela sua alta durabilidade e resistência, e por serem plantas alegres.

como cuidar de violetas

Como cuidar de violetas

Como cuidar de violetas

Um dos cuidados diz respeito ao tipo de vaso em que elas são guardadas. Mesmo com o charme dos vasos de plástico, o ideal mesmo é manter a violeta em vasos de barro, pois este tipo de material consegue absorver o excesso de umidade e evitar que as raízes apodreçam.

Algumas dicas em relação à água também são importantes, como evitar molhar as folhas, pois elas podem apodrecer com o tempo. E, lembre-se sempre que este tipo de planta não é fã de cloro, ou seja, dê preferência à água mineral ou ferva a água e deixe esfriar antes de regar para eliminar este elemento.

Quanto à quantidade de água, o ideal é regar uma vez por semana durante o inverno, e duas vezes ao longo das estações mais quentes.

Cuidado com a exposição ao sol

Para manter a sua violeta sempre bela e colorida, cuide ainda da quantidade de luz. O espaço perfeito para elas deve ter temperatura perto dos 25º C, e os raios de sol precisam ser filtrados por alguma barreira, como o vidro da janela.

O adubo também desempenha um papel muito importante para a qualidade da violeta, portanto, procure fertilizantes químicos especiais para esta espécie de flor, variando com húmus de minhoca e farinha de osso. O modo como você planta a sua violeta também é muito importante.

No fundo do vaso, use uma camada de pedrinhas e, depois, preencha até o meio com uma mistura muito simples: uma parte de vermiculita, que ajuda no combate a pragas, duas partes de terra vegetal e mais duas de terra comum. Coloque a sua muda de violeta com a raiz ao centro e finalize com a mistura. Termine o procedimento regando a plantinha, até que a água ocupe o pratinho.

Tem alguma outra dica de como cuidar de violetas? Então deixe nos comentários mais abaixo…

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.