Como Cuidar de Orquídeas: Guia Especial

Aprenda como cuidar de orquídeas nesse guia especial…

As orquídeas são umas das flores mais belas de se olhar, são apreciadas por pessoas das mais variadas idades e fazem muito sucesso aqui no Brasil, sendo, inclusive, uma ótima opção para presentes em várias ocasiões especiais.

Essas belas plantas são consideradas por muitos como difíceis de serem cuidadas, mas, com as dicas certas, é possível aprender a fazê-las crescerem lindas e formosas. Veja algumas sugestões de como cultivar orquídeas corretamente.

como cuidar de orquideas

Como cuidar de orquídeas

Como cuidar de Orquídeas da forma correta

Se for optar por colocar as orquídeas em vasos, escolha os de barro ao invés de vasos de plástico. Apesar de serem mais caros, os de barro têm mais porosidade e drenam melhor a água. Até porque essas plantinhas não gostam de ficar em ambientes encharcados, pois suas raízes apodrecem e, desta forma, são abertas as portas para que os fungos, bactérias e outros parasitas ataquem.

O ideal mesmo é que a planta seja colocada em um substrato drenável, assim como casca de pinus ou fibra de coco, e em vasos sem pratinho. Você deve regar a orquídea quando perceber que o substrato está seco – isso será mais ou menos duas vezes por semana.

Altura da planta no vaso

Se a base da orquídea se encontrar a menos de um dedo da boca do vaso, você terá que trocá-la de lugar. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

Para trocar a planta de vaso, coloque chips de fibra de coco ou musgo junto com a planta. Se você utilizar musgo, terá que lavá-lo com água para tirar o excesso de areia.

Cuidados ao cortar a orquídea

Antes de cortar a orquídea, será preciso que você esterilize a tesoura, isso pode ser feito com um maçarico portátil ou, até mesmo, no fogão. Deixe-a esfriar para depois utilizá-la.

Sempre que for fazer isso com outra planta é preciso esterilizar a tesoura para não transmitir doenças.

Combatendo pragas

Cochonilhas e pulgões podem ser retirados das folhas com sabão de coco. Para isso, use uma escova e esfregue as folhas.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais dicas sobre como acabar com pulgões:

Outro cuidado que você precisa ter é sempre notar a cor da folhagem. Se as folhas estiverem escuras, você terá que trocar a orquídea de lugar. Quanto mais contato com a luz ela tiver, mais florida ficará.

Tem alguma outra dica de como cuidar de orquídeas? Então deixe nos comentários mais abaixo…

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.