Como Aumentar a Velocidade do YouTube

Aprenda como aumentar a velocidade do Youtube em alguns passos simples!

Para melhorar a velocidade de carregamento dos vídeos do Youtube, existem alguns passos que podem ser seguidos. Vale ressaltar, também, que o próprio Google está sempre trabalhando em melhorias no desempenho das transmissões.

Dito isto, vamos aos passos para tentar melhorar o desempenho dos vídeos:

como aumentar a velocidade do youtube

Como aumentar a velocidade do YouTube

Como aumentar a velocidade do YouTube

Antes de mais nada, é necessário checar alguns passos básicos para ter certeza que o problema não está logo nessa etapa:

  • Verifique a sua conexão com a internet – Para uma exibição de qualidade, a conexão banda larga mínima recomendada é de 1 Mbps (velocidade de download). Obs.: Se você não sabe a velocidade da sua internet, faça o teste aqui;
  • Experimente pausar o vídeo – Durante a reprodução do vídeo, tente pausa-lo para que a barra cinza na parte inferior do player carregue, e depois tente reproduzi-lo novamente;
  • Altere a qualidade de exibição do vídeo, clicando no ícone da “engrenagem” (que fica ao lado do ícone das legendas), na parte inferior direita do player. Ex.: Altere de 720p para 360p;
  • Limpe o cache e os cookies do seu navegador – No Google Chrome, basta apertar as teclas “Ctrl+Shift+Delete”, escolher “desde o começo”, selecionar todas as opções e clicar em “Limpar dados de navegação”. No Firefox, também basta pressionar “Ctrl+Shift+Del”, escolher “Tudo”, marcar todas as opções e clicar em “Limpar agora”. Por fim, no Internet Explorer, o processo é praticamente o mesmo, aperta “Ctrl+Shift+Del”, marca todas as opções e clica em “Excluir”.

Navegadores compatíveis com HTML5

Antigamente, todos os vídeos do YouTube eram reproduzidos em um player baseado em Flash, o que deixava o carregamento mais demorado dependendo do tamanho do vídeo. Atentos à isso, os engenheiros e desenvolvedores do Youtube implantaram um novo formato de player em HTML5, linguagem leve e moderna utilizada por grande parte dos sites atualmente.

Assim, hoje em dia, a grande maioria dos vídeos é exibido no player HTML5, desde que o navegador seja compatível. Ou seja, quando o navegador não suporta essa linguagem, o player em Flash é exibido.

Por isso, para ter uma experiência melhor ao assistir os vídeos é importante que você utilize um navegador compatível com HTML5. Veja alguns exemplos de navegadores compatíveis:

Bloquear servidores cache do YouTube

Por último, existe a opção trazida pelo Ricardo, do blog “comoeufaco.com”, onde ele propõe o bloqueio dos servidores cache do Youtube no Firewall do Windows. Com isso, o Youtube buscaria o vídeo para exibir ao usuário diretamente em seu servidor principal, evitando assim a procura nos vários servidores cache, o que traria uma melhora no desempenho do vídeo (em tese).

Porém, como o próprio Ricardo alerta no vídeo, essa técnica não funciona para todo mundo, sendo recomendada apenas para aqueles que possuem uma velocidade de internet mais baixa.

Assista, abaixo, ao vídeo onde ele explica o passo-a-passo para fazer o bloqueio dos servidores no Firewall:

E você, tem alguma dica de como aumentar a velocidade do YouTube? Então deixe nos comentários abaixo, pois assim você estará ajudando outras pessoas também! 🙂

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.