Como Alugar um Imóvel com Segurança

Saiba como alugar um imóvel com segurança e evite maiores dores de cabeça.

Alugar um imóvel não é tarefa simples. Você tem que prestar atenção no valor, no estado do imóvel, na localização, nas condições do contrato etc.

Então, para saber como alugar um imóvel de forma segura, confira as dicas especiais que separamos para você.

como alugar um imóvel com segurança

Como alugar um imóvel com segurança

Como alugar um imóvel com segurança

Antes de mais nada, no que diz respeito ao valor do aluguel, é fundamental que essa quantia se encaixe no seu bolso, no final do mês. Assim, você precisa escolher um imóvel cujo valor da locação caiba no seu orçamento.

Entretanto, não se esqueça de incluir na conta também as taxas de condomínio, IPTU etc.

Planejamento é fundamental

É muito importante fazer um planejamento bem próximo da realidade, incluindo todos os gastos relacionados à moradia. Dessa forma, você reduz bastante a possibilidade de haver algum imprevisto durante o contrato.

O valor do aluguel não deve ultrapassar 30% de sua renda familiar mensal. Contudo, além disso, você deve se certificar de que o valor cobrado está dentro do preço de mercado.

Geralmente, o valor da locação varia entre 0,4% e 0,8% sobre o preço de venda do imóvel. Porém, existem outros fatores que podem contribuir para um aumento no valor do aluguel cobrado, como a relação entre a oferta e a demanda, o estado de conservação do imóvel, a proximidade de transportes públicos, dentre outros.

Vistorie bem o imóvel

Durante a vistoria, você precisa prestar bastante atenção a todos os detalhes, para enxergar as verdadeiras condições do imóvel. Infelizmente, na urgência de fechar um negócio, alguns proprietários ou corretores podem esconder informações importantes de você.

Você deve verificar se não há vidros quebrados, se vasos e torneiras estão funcionando corretamente, se não há manchas de infiltração nas paredes e nos tetos, além de verificar itens elétricos, como o aquecimento do chuveiro, tomadas etc.

Dica: Peça para tirar algumas fotos do imóvel, pois assim você poderá analisar com mais calma todos os detalhes mais tarde. Sem contar que, se você se mudar e tiver problemas com o imóvel, você terá as fotografias para provar que os reparos já eram necessários antes mesmo de você alugar o imóvel.

Conheça a vizinhança do imóvel

É fundamental que você conheça bem a vizinhança, antes de alugar um imóvel. Afinal, você terá que conviver ali por um bom tempo, pelo menos.

Assim, você deve visitar o local durante o dia, a noite e aos finais de semana, para descobrir possíveis eventos que possam ocorrer regularmente na região, como feiras ou outras peculiaridades que podem se tornar um incômodo.

Além disso, converse com o síndico, porteiro ou zelador, e com alguns vizinhos também, pois assim será possível descobrir muitas coisas que ocorrem por ali, além de você já ir desenvolvendo um relacionamento com os futuros vizinhos e funcionários, o que pode te ajudar mais adiante durante a sua adaptação ao local.

Documentos necessários para alugar um imóvel

Para alugar um imóvel, você precisa dos seguintes documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho – caso seja registrado, e um comprovante de residência. Além disso, você precisa levar os três últimos holerites, caso seja empregado de alguma empresa, ou o comprovante da última Declaração do Imposto de Renda, caso seja um profissional liberal.

É importante lembrar que só os maiores de 18 anos podem alugar um imóvel.

Por último, leia com bastante atenção o Contrato de Locação, pois assim você não será surpreendido no futuro com eventuais taxas abusivas ou multas.

*Ainda tem alguma dúvida sobre como alugar um imóvel com segurança? Então deixe nos comentários abaixo!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.