CCleaner: O que é? Como Funciona?

CCleaner: Saiba o que é e como ele funciona…

Antes de descobrirmos o que essa incrível ferramenta pode fazer por nós, é de grande importância entendermos um pouco do funcionamento dos nossos dispositivos.

Você já deve ter notado que após algum tempo de uso, nosso PC começa a ficar lento, as tarefas que antes eram processadas de maneira rápida, acabam tornando-se um pouco mais demoradas.

Na maioria das vezes, essa lentidão é provocada pelas imensas listas de registros que sobrecarregam o nosso processador e memória RAM. Mas existem outras causas também…

CCleaner: O que é? Como Funciona?

CCleaner: O que é? Como funciona?

A lentidão também pode ser provocada pelo acúmulo de arquivos temporários desnecessários. Em alguns casos, esse acúmulo de registros e arquivos temporários, podem provocar o travamento do PC.

Isso ocorre porque a cada comando ou tarefa que realizamos em nosso PC, por mais simples que seja, o nosso sistema grava essa atividade ou informação em seu registro, e quando vamos executar uma nova tarefa, o sistema precisa percorrer essa lista de registros para encontrar a informação de que precisa. Mas quando esta lista de registros é muito longa, nosso PC gasta mais tempo acessando tais registros, provocando a lentidão.

O CCleaner, sem dúvida alguma, é uma excelente opção para evitar esse tipo de problema. Classificado como utilitário, O CCleaner é um aplicativo que auxilia o sistema operacional, ou seja, realiza tarefas que o nosso sistema não faz, sendo assim é para nós uma ferramenta de extrema importância.

   
 

O programa é bem completo e cumpre o que promete, possui uma interface amigável e muito fácil de usar. Facilmente o seu sistema poderá ser otimizado. Além de ser um programa leve, ou seja, consume pouca memória e faz pouco uso do processador.

O que o CCleaner faz?

  • Remove os arquivos temporários: Ao instalar ou remover programas, ficam armazenados alguns arquivos temporários em nossa máquina, que após serem utilizados pelo programa, não servem mais para nada.
  • Remove dados gravados nos navegadores: Quando navegamos na internet os sites visitados armazenam informações em nosso navegador, além do histórico de navegação que também fica registrado, e depois de algum tempo esse excesso de informação acaba deixando o PC mais lento.
  • Remove chaves e arquivos de registros de instalação: Ao instalar ou remover programas, registros e restos de arquivos também ficam armazenados.
  • É também um excelente desinstalador de programas, pois ele desinstala programas de maneira mais eficiente, ou seja, não deixa resíduos de programas desinstalados.
  • Elimina rastros, desde os rastros deixados no sistema operacional até os navegadores.

Compatibilidade

O CCleaner está disponível para Windows, Mac, iOs e Android. Também é compatível com os principais navegadores como o Chrome, Internet Explorer, Mozilla, Opera e Safari.

Você no comando

O programa permite que você escolha o que se deseja eliminar. Ao executar o programa, ele exibe uma lista de tudo o que pode ser deletado, limpo ou desinstalado, e ainda conta com um recurso que permite você programar o melhor horário para realizar a varredura.

Na versão gratuita você pode monitorar quais os apps ou programas que estão consumindo mais recursos, e assim, gerenciá-los. Também pode remover arquivos de rastreamento e dados de navegação, assim, mantendo a proteção de privacidade. O que, sem sombra de dúvidas, já vale muito a sua instalação e utilização.

Caso queira mais recursos, além dos muitos já presentes na versão gratuita, você pode optar por uma das versões paga. Com certeza vale a pena experimentar esta incrível ferramenta.