Casas de Madeira: Vantagens e Desvantagens

Muitas pessoas optam pela utilização de casas de madeira como alternativa à construção de casas de alvenaria.

O principal motivo para isso é a economia que pode ser gerada evitando a contratação de pedreiros e arquitetos, além disso, a madeira é um material mais barato que os materiais de construção e acabamento das casas convencionais.

Outra vantagem é que as casas de madeira também podem ser completamente construídas em um curto prazo de tempo. Este modelo de casa também pode ser construído tanto no campo quanto na cidade.

Casas de Madeira: Vantagens e desvantagens

 

Casas de Madeira: Vantagens e desvantagens

Com a utilização de madeira é possível obter modelos de casas mais simples e até mais sofisticadas. Com um projeto adequado é possível obter o mesmo nível de conforto e segurança dos modelos tradicionais.

As casas de madeira têm tudo para entrar no gosto do brasileiro e começar a ser mais utilizada por aqui, mas antes é preciso entender as suas vantagens e desvantagens para ter certeza de que esta é a escola certa para você.

Vantagens das Casas de Madeira

As empresas oferecem módulos prontos que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente. É possível escolher o modelo, a quantidade de portas e janelas, as cores e o tipo de madeira desejado.

   
 

As casas de madeira podem transmitir uma sensação de conforto maior, com as cores quentes da madeira é possível obter um ambiente mais quente e acolhedor. A durabilidade irá depender diretamente da qualidade da madeira que foi utilizada para a construção. Quando utilizado um material de melhor qualidade, a casa pode durar tanto quanto uma casa comum e em alguns casos, até mais.

São a escolha perfeita para quem quer uma construção ecologicamente correta. Casas pré-fabricadas, por serem de madeira, são menos agressivas ao meio ambiente. As casas pré-moldadas funcionam também como isolantes térmicos, deixando a casa mais fresca durante o verão e mais quente durante o inverso.

Desvantagens das Casas de Madeira

A principal desvantagem das casas de madeira, é que as vezes é necessário tomar alguns cuidados maiores com ela. Sempre realizar o controle de pragas urbanas como o cupim e excesso de umidade, que podem comprometer a estrutura da casa.

A madeira é um material que sofre muitas modificações com a mudança de temperatura, por isso, é comum que durante o dia e principalmente a noite se escute alguns rangidos que podem incomodar algumas pessoas.

Caso seja necessário algum reparo ao longo do tempo, este deve ser realizado por profissionais capacitados. Para evitar a retenção de umidade, é necessário reaplicação de verniz de acordo com o necessário.

O seu terreno também pode influenciar na sua escolha final, se o terreno não for adequado, construir uma casa inteiramente de madeira pode ser arriscado. As chances de que ocorra algum acidente, decorrente de um projeto ou construção inadequados, são maiores em casas de madeira.