Casas de Containers (Container House): Vantagens e Desvantagens

Veja as vantagens e desvantagens das casas de containers (container houses)…

A ideia de transformar containeres em casa começou no início do século XXI, na Inglaterra. Essas caixas de aço eram utilizadas por aproximadamente 8 anos e depois eram abandonadas em patios juntos a terminais ou portos.

Ao observar que essas caixas estão ficando esquecidas e acumuladas, começou a surgir uma preocupação de reciclagem e reaproveitamento, visto a situação de possível escassez de matéria-prima não renovável, no futuro.

Casas de Containers (Container House): Vantagens e Desvantagens

 Casas de Containers (Container House): Vantagens e Desvantagens

Como um container possui uma vida útil bastante longa, alguns arquitetos resolveram transformá-los em casas. E devido ao grande sucesso que se tornou, essa ideia vem sendo utilizada por muitos e em diversos lugares do mundo.

No entanto, como essa é uma ideia relativamente nova no mercado, acaba gerando bastante dúvidas a respeito de sua utilização e vantagens. Ficou interessado em conhecer as vantagens e desvantagens das casas de containers? Continue lendo para conferir!

Custos da Casa de Container

Uma das vantagens das casas de containers apontadas por muitos é o valor baixo de um container e sua grande disponibilidade. No entanto, apesar do custo baixo da caixa, o valor gasto para adaptá-lo para uma moradia pode acabar sendo mais alto do que o imaginado.

   
 

É necessária uma mão de obra especializada e ferramentas específicas para fazer aberturas no material e trabalhá-lo. Além disso, a tinta utilizada inicialmente na fabricação de um container, que permite maior durabilidade do material durante o transporte marítimo, possui componentes químicos pesados. Tornando necessário retirar toda essa camada para que se torne habitável.

Sustentabilidade

Esse é um outro ponto a ser discutido, pois uma container house pode opção pode ser sustentável de certa forma, pois apresenta muitos pontos positivos, mas também apresenta alguns pontos ruins. Veja algumas considerações:

  • é feito com material sustentável;
  • para sua adaptação é possível manter o solo 90% permeável, podendo conservar a geografia do terreno;
  • diminui a utilização de materiais provenientes de recursos naturais, como o cimento, tijolo, areia, pedra, água e madeira;
  • possui uma durabilidade de aproximadamente 100 anos;
  • necessita de alto gasto de combustíveis fósseis para seu transporte.

Adaptações

Pode ser uma dificuldade na montagem da moradia, pois a instalação de fios, canos, isolantes térmicos e acústicos podem ser mais trabalhosos. Também é necessário adaptação para evitar possível ferrugem.

Versatilidade da Container House

Uma container house pode ser bem flexível e versátil, afinal, permite uma montagem facilitada, com adição de módulos e também com deslocamento para outro terreno caso necessário. Além disso, permite rapidez para a montagem, podendo levar de 60 a 90 dias até que seja habitável.

Regulamentação

Requer conhecimento da legislação, pois se trata de um tipo de construção que é nova no mercado. Para sua “construção” é necessário obter as mesmas licenças e alvarás da alvenaria. Porém, pode apresentar dificuldades em algumas cidades. Para começar, o básico é apresentar topografias, planos, elevações, desenhos estruturais, rede de esgoto e energia.

Sendo assim, a casa container apresenta vantagens e desvantagens, como qualquer outra obra ou moradia. No entanto, pode ser muito mais vantajoso em diversos aspectos. Para a escolha é recomendado analisar se está de acordo com o que você procura.