Carta de Crédito: Saiba o que é e como funciona

Saiba o que é Carta de Crédito e como é o seu funcionamento, e veja dicas de como utilizar bem essa modalidade de crédito…

carta de credito o que e como funciona

Carta de Crédito – O que é e como funciona

O que é Carta de Crédito?

Não é de hoje que as pessoas anunciam em jornais ou mesmo por aqui, na internet: “Vendo carta de crédito de R$ XXXX”.

Além de indivíduos, é comum para as pessoas com contas em bancos que eles entrem em contato querendo oferecer uma tal de carta de crédito, que eles explicam como sendo algo que parece muito vantajoso e barato, embora não dê para entender todos os detalhes do que realmente é o produto em si.

Se apesar de já ter ouvido falar do produto, você ainda não sabe o que ele é exatamente, fique calmo. Estamos aqui para explicar o que são cartas de crédito e como elas funcionam, normalmente.

Carta de Crédito – Como funciona

Basicamente, como o nome já diz, uma carta de crédito é uma carta liberada por uma instituição financeira que concede a uma pessoa um valor específico para ela comprar um produto qualquer de um terceiro, sendo este pessoa física ou não.

Ainda confuso? Pois não fique. A carta de crédito é o que as pessoas fazem quando usam, por exemplo, o FGTS para dar entrada em um imóvel. Através de um banco, você usa o seu dinheiro para pedir para ele mais, que, por sua vez, é liberado para a pessoa que vai ceder o imóvel.

Acontece que a carta de crédito, apesar de ser usada, na maioria das vezes, para a compra de imóveis no Brasil, tem outros objetivos explorados principalmente no exterior.

Imagine que você precisa comprar algo e não está com o dinheiro à sua disposição. Você precisa apelar para alguém, não é? Normalmente, esse alguém é uma instituição financeira, que libera o crédito de pagamento para você pagar depois.

Parece um cartão de crédito? Pois é exatamente isso! Atualmente, o cartão de crédito é o principal instrumento de carta de crédito que existe no mundo.

Mesmo entendendo que o cartão de crédito é um produto desse tipo, é importante saber que as cartas de crédito em alguns casos estão atreladas a juros, o que pode virar uma pedra no sapato e uma verdadeira dor de cabeça para quem não souber se controlar.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.