Blindagem Automotiva: Preço, Níveis, Regras, Validade etc.

Blindagem Automotiva: Confira o preço, níveis, regras, validade etc.

A blindagem automotiva é uma técnica que utiliza tecnologia como proteção de veículos contra vários tipos de armas, dentre elas a arma de fogo. Desenvolvida inicialmente para ser utilizada na guerra, a blindagem automotiva se mostrou bastante útil para a utilização no dia a dia em vista da crescente violência nas cidades do mundo todo.

Por ser uma técnica de proteção automotiva bastante segura, a blindagem automotiva só pode ser feita com uma autorização expedida exclusivamente pelo Exército. Sendo assim, todas as empresas que prestam o serviço de blindagem de veículos deve ter além do CR – Certificado de Registro – a autorização do Exército Brasileiro.

Blindagem Automotiva- Preço, Níveis, Regras, Validade etc

Blindagem Automotiva

Blindagem Automotiva: Preço, Níveis, Regras, Validade etc.

As regras para a blindagem não param por aí, cada veículo que será blindado também precisa de uma autorização específica para a blindagem. Para adquirir essa autorização o proprietário deve preencher um formulário próprio e enviar para a R.M. (Região Militar) onde a empresa de blindagem está registrada.

Regras para blindar um veículo

Além das regras já mencionadas, a pessoa física que desejar blindar um veículo deverá apresentar os seguintes documentos para conseguir a autorização de blindagem:

   
 
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo;
  • Atestado de Antecedentes Criminais (Polícia Civil do Estado);
  • Certidões Negativas Criminais (Justiça Federal, Estadual e Militar) dentro dos últimos cinco anos.

Caso o proprietário queira blindar o veículo como pessoa jurídica, é necessário apresentar todos os documentos já mencionados mais o CNPJ e os antecedentes criminais de todos os sócios e gerentes da empresa.

Níveis de blindagem automotiva

Os níveis de blindagem são divididos em seis diferentes níveis. Veja cada um deles e sua respectiva proteção:

I – Proteção contra calibres 22, 38 e ataques com pedras e ferros;

II(A) – Proteção contra armas nível I-A, Magnum.375 e pistola de 9 mm;

III(A) – Proteção contra todas as armas anteriores com acréscimo de submetralhadora Uzi e Magnum.44;

III – Proteção contra todas as armas anteriores com acréscimo de fuzis;

IV – Proteção contra todas as armas anteriores com acréscimo de granadas e munições perfurantes como a .338 e a 30-06;

V – Proteção contra todas as armas anteriores com acréscimo de ataques aéreos de Tomahawk, Stinger, e munições do tipo 12,7 x 99 mm NATO.

Nem todos os níveis de blindagem estão disponíveis para civis. No geral, a maioria das blindagens alcançam até a proteção do nível III-A, mas é possível adquirir níveis acima como o III e o IV. Contudo, quanto maior o nível de blindagem maior são as exigências de documentações para blindagem.

Validade e preço da blindagem automotiva

Para que a blindagem seja eficiente, o proprietário deve manter uma manutenção periódica do sistema de blindagem do veículo. Cada nível de blindagem possui um determinado tempo de validade, que se aplicará somente se o proprietário do veículo seguir as normas recomendadas para a manutenção da blindagem.

A primeira revisão após o processo de blindagem é feita de forma gratuita dentro de um prazo de três meses ou assim que o veículo atingir 2.500 km de rodagem após a blindagem. As próximas revisões são feitas em prazos mais espaçados, sendo eles: 12, 24, 36, 48, 60, 72, 84 e 96 meses. Algumas blindagens oferecem garantia máxima de até 120 meses.

O preço varia muito entre os modelos dos veículos e as empresas contratadas, mas a média fica em torno de R$ 45 mil a R$ 50 mil.