Aliexpress: O que é? Como Funciona?

Saiba o que é o AliExpress e como ele funciona…

Atualmente, o AliExpress é um dos sites mais comentados quando o assunto é compra online. Seja por sua variedade de produtos, seja pelos valores atrativos, muita gente tem se rendido às tantas opções existentes por lá.

E você, ainda não o conhece e tem vontade de entender como funciona? A gente explica!

CIEE: O que é? Como funciona? Como se cadastrar?

 Aliexpress: O que é? Como funciona?

O AliExpress é um portal de compras no modelo marketplace. Ele funciona em duas vias: de um lado temos os consumidores que estão à procura de produtos específicos e, de outro, os vendedores que o disponibilizam para venda. Dessa forma, o que temos é um shopping online que funciona em um sistema de colaboração.

Aqui no Brasil, a principal plataforma de vendas que também funciona dessa forma é o Mercado Livre, que você provavelmente já deve conhecer. O modelo das duas é parecido, sendo a maior diferença o fato de a AliExpress ser uma companhia chinesa, sendo seus produtos e vendedores, em sua grande maioria, oriundos da Ásia.

   
 

Apesar de internacional, o site aceita pagamentos em boleto bancário (além de cartões de crédito e débito) e possui valores de frete baratos (muitas vezes, até mesmo grátis). Juntando isso aos ótimos preços, não é difícil imaginar o porquê de cair cada vez mais nas graças dos brasileiros e de outros clientes do mundo inteiro.

Como comprar no Aliexpress?

Se você quer começar a pesquisar produtos e comprar no AliExpress, o primeiro passo é criar uma conta no site ou aplicativo do portal. O registro é simples, nada diferente dos outros sites e lojas com os quais já estamos acostumados. Depois disso, para facilitar, é bom reparar se a navegação do site está em português e com valores mostrados em reais. Aí, sim, já pode partir para as pesquisas ou passear por suas milhares de opções.

Assim como em um shopping, o Ali apresentará diversas mercadorias e, muitas vezes, as mesmas sendo vendidas por preços e vendedores diferentes. Por isso, é importante analisá-las bem para fazer um bom negócio. Nem sempre o mais barato pode ser a melhor opção. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a fazer uma compra segura e de qualidade:

 1. Veja as avaliações do vendedor

Antes de concretizar a compra, veja a avaliação do vendedor. O AliExpress fornece informações importantes sobre quantidade de negócios fechados e vendas realizadas com sucesso, então use isso a seu favor.

2. Comentários e fotos são importantes

Na página do produto há um espaço onde clientes que o compraram podem fazer comentários sobre a negociação, envio e qualidade do que receberam. Nesse último caso, fotos são enviadas para que seja possível compará-las com as do anúncio.

3. Faça perguntas ao vendedor

Se ainda tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao vendedor. Isso evita mal-entendidos e garante uma negociação mais consciente. Boas compras!