192.168.0.1 / 192.168.1.1 – Configurar Rede sem Fio no Roteador

192.168.0.1 / 192.168.1.1 – Veja como configurar a rede sem fio no seu roteador…

A tecnologia da rede sem fio permite uma praticidade que facilita a navegação do usuário pela internet. A possibilidade de acesso ao mundo online sem que seja preciso uma conexão por cabos só vem se popularizando cada vez mais.

Com isso, surge a necessidade de se conhecer a maneira de configurar esse tipo de rede, de forma tranquila e fácil, para que seja possível aproveitar o que ela tem a oferecer.

192.168.0.1 / 192.168.1.1 - Configurar Rede sem Fio no Roteador

192.168.0.1 / 192.168.1.1 – Configurar Rede sem Fio no Roteador

192.168.0.1 / 192.168.1.1 – Configurar rede sem fio no roteador

Cada roteador possui uma forma de configuração diferente. Uma boa opção que pode te ajudar no momento de configurá-lo é pesquisar nos sites de busca o modo de realizar o procedimento através do modelo específico do seu aparelho. Muitas marcas já têm tutoriais disponíveis em texto ou vídeo, o que vai facilitar o processo.

Se estiver com muita dificuldade, entrar em contato com sua operadora de internet também é uma sugestão interessante. Elas possuem profissionais que podem te acompanhar por telefone no momento de fazer a configuração ou até agendar uma visita para que eles realizem o procedimento.

Apesar de ser um processo que varia, neste artigo preparamos um passo a passo com os principais pontos que podem te auxiliar a configurar seu roteador e a colocar sua conexão wireless para funcionar. Vamos a ele?

1. Acessando a tela de configuração (192.168.0.1 ou 192.168.1.1)

Você comprou seu aparelho roteador, instalou na sua casa e conectou o cabo de rede do seu computador nele. O que fazer agora?

O próximo passo é acessar de fato o local onde você vai conseguir realizar as configurações necessárias para ter acesso ao wi-fi. Para fazer isso, basta digitar no navegador do seu computador (aquele mesmo lugar onde você digita os sites que deseja acessar) o endereço de IP do roteador — geralmente ele é o 192.168.0.1 ou 192.168.1.1

   
 

Após digitar e apertar o enter, uma janela para preencher login e senha vai aparecer na tela. Na maioria das vezes, ambos podem ser respondidos com a palavra “admin”, mas não é regra. Caso não funcione, dê uma olhada na caixa do seu roteador ou nele próprio, pois a informação estará lá.

2. Começando a configurar o roteador

Depois de logado, a interface da página de configuração se abrirá. Quando isso acontecer, é provável que o assistente de configuração também já seja exibido automaticamente. Se isso ocorrer, selecione-o para que uma janela com instruções apareça e siga por ela, ali ele vai configurando tudo de forma praticamente automática e você só precisará ir avançando quando solicitado.

3. Inserindo o nome e senha da rede sem fio

Em termos de acessibilidade e proteção, esse é um ponto fundamental. Para substituir o nome da sua rede por uma de sua preferência, clique na sessão “wireless”, que geralmente estará em uma barra de opções na lateral da tela. A partir daí, vá até o campo “SSID” e escreva o novo nome que deseja. Salve as alterações antes de sair e pronto.

Para inserir uma senha (o que é muito importante!), vá até a opção “security” (ainda dentro da seção “wireless”). Lá, troque a autenticação para WPA no campo “Network Authentication”; e digite a senha escolhida logo abaixo, no campo “WPA passphrase” (esse campo também pode aparecer como “WPA key”).

Prontinho. Depois disso, salve as alterações e faça um teste ao sair da navegação no 192.168.0.1 / 192.168.1.1. Provavelmente você já poderá se conectar e, o melhor, de forma segura.